Acervo de Histórias revela 44 obras do ETA em núcleos acessíveis

A partir de 29 de janeiro, o Sesc Santo André apresenta “Acervo de Histórias: Fazeres em Movimento”, com 44 obras produzidas por 35 artistas no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). A mostra curada por Camila Alcântara organiza experimentações manuais e digitais em nove núcleos temáticos não lineares.
Identidade, matéria, memória gestual, brincar criativo e universos ficcionais guiam os núcleos, convidando leituras cruzadas entre práticas distintas. Visitantes transitam por experiências sensoriais variadas — peças interativas, sons, gestos e observação temporal — que privilegiam convivência sobre separação de linguagens.
Destaques incluem “Oásis”, de Áriadine, além de trabalhos em madeira, cerâmica coletiva, fabricação digital e eletrônica. Gestos cotidianos simples geram criações diversas, revelando o ETA como laboratório vivo onde erro e descoberta constroem conhecimento estético compartilhado.
Acessibilidade permeia toda a exposição: todos os núcleos oferecem recursos como braile nos textos, Libras em audiovisuais e legendas. Camila Alcântara enfatiza processos sobre produtos finais: “Obras ganham força em diálogo, pelas aproximações e tensões espaciais, nunca por individualidades isoladas”.
A mostra prova criação como construção contínua em diálogo. Práticas manuais encontram tecnologias em ambiente inclusivo que humaniza a arte, transformando o Sesc em hub de experimentação coletiva acessível a todos os públicos.
Acervo de Histórias: Fazeres em Movimento
De 29/1 a 19/6, de terça a sexta, das 10h às 21h30
De 31/1 a 21/6, sábados e domingos, das 10h às 18h30
Galeria de Artes – Sesc Santo André
Classificação livre
Arte é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





