São Paulo Negra ilumina histórias que a cidade não contou

Livro do Guia Negro reúne 25 autores e estreia selo editorial

Imagem: Divulgação

“São Paulo Negra”, novo livro da plataforma de afroturismo Guia Negro, mapeia 25 referências negras para contar a história da população preta na capital, da Saracura Vai‑Vai no Bixiga às memórias da Casa Verde, passando por República, blocos afro e festas negras. A publicação estreia a editora Guia Negro e propõe “enegrecer as narrativas” de uma cidade que ainda invisibiliza suas raízes negras nas ruas, nos monumentos e na memória coletiva.

Com textos de pesquisadores, jornalistas, empreendedores e ativistas, a obra reúne lugares, personagens, cultura e movimentos, oferecendo uma leitura viva da presença negra em São Paulo. O projeto nasce das Caminhadas Negras, roteiros realizados desde 2018, e leva o leitor por trilhas que conectam história, política e experiências urbanas — do samba ao funk, do quilombo Saracura à diáspora contemporânea.

Segundo o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, idealizador e organizador do livro, a proposta é ampliar repertórios e abrir novas possibilidades de leitura da cidade, reconhecendo o protagonismo ancestral como fundamento do presente e do futuro. Os primeiros 500 exemplares foram viabilizados pelo edital Bora Cultura Negra (Ambev e Feira Preta, 2023) para doação a entidades culturais e educacionais ligadas ao antirracismo.

Assinam os capítulos nomes como Philip Arthur, Ermi Panzo, Luciana Araujo, Juca Guimarães, Tadeu Kaçula, Adriana Barbosa, Vera Eunice, Nabor Jr, entre outros. As fotos são de Felipe Benício e Heitor Salatiel (também responsáveis pela pesquisa iconográfica), o design é de Inara Negrão e Deborah Souza (Grida), com ilustrações de Thais da Silva Pereira — um conjunto visual que reforça o diálogo entre arquivo, território e imaginário.

Literatura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário