São Paulo: Cidade Improvável nos 472 Anos

Palestra de Paulo Rezutti na Fundação Americano traça história do caos ordenado da Pauliceia

Divulgação

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano celebra os 472 anos de São Paulo em 25 de janeiro com a palestra “São Paulo: uma cidade improvável”, ministrada pelo historiador Paulo Rezutti das 11h às 13h. Ingressos a R$ 50 refletem sobre a transformação de vila jesuíta isolada do século XVI na maior metrópole latino-americana, com mais de 12 milhões de habitantes e PIB de R$ 1 trilhão – 10% do nacional.

Rezutti destaca marcos como a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que venceu a Serra do Mar e acelerou o café: de lombo de mula para trilhos, escoando grãos e importações, atraindo imigrantes europeus pós-escravidão e iniciando industrialização. De 31 mil habitantes em 1872 para quase 1 milhão em 1928, o café catalisou urbanização, diversificando após a crise de 1929 para indústrias.

A identidade paulistana mescla “locomotiva da nação” com estresse, rolês na Paulista e pizza: cosmopolitismo que mascara desigualdades desde o Império. Lei de Terras concentrou latifúndios, relegando imigrantes a subúrbios enquanto cafeeiros criavam Higienópolis e Campos Elíseos, perpetuando pobreza intergeracional.

Rezutti conecta história a desafios atuais, questionando superioridade regional sobre precariedade habitacional enraizada. Evento essencial para entender o “caos e ordem” da capital reinventada.

São Paulo é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário