Evento acontece de 13 a 17/02 para público limitado e mistura música, arte, bem-estar e natureza

No Carnaval de 2026, Trancoso (BA) volta a entrar no radar de quem busca uma folia diferente com a 5ª edição do S.O.M. Festival. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o evento boutique recebe um público limitado a 1.200 pessoas e propõe uma experiência imersiva que combina música, arte, gastronomia e wellness em sintonia com a natureza e o ritmo particular da vila.
Mais do que uma sequência de festas, o S.O.M. se define como um “estado de espírito” — como indica o nome (State Of Mind) — e convida o público a desacelerar, sentir e viver o presente. Na contramão das multidões do Carnaval, o festival se consolida como encontro de pausa e reconexão, pensado para quem procura presença e profundidade.
Em 2026, o tema é Terra Nova, metáfora de um espaço simbólico onde o real e o possível se cruzam, abrindo caminho para novas formas de estar e se conectar. A programação ocupa cenários emblemáticos de Trancoso, como o Teatro L’Occitane e o Vale do Sol, e alterna atmosferas ao longo dos dias, costurando estética, música e experiência.
A jornada começa com The Arrival, na sexta-feira (13/02), em um jantar de abertura que marca a “chegada” a essa Terra Nova. No sábado (14/02), a Groove Paradise abre as festas com inspiração flower power e referências disco e hippie chic; no domingo (15/02), a Showtime entra em cena com noite de brilho e convite a looks metalizados e luminosos.
Na segunda-feira (16/02), a Party Animals puxa uma atmosfera mais selvagem e imaginativa, evocando o reino animal. E, para quem quer esticar até o último limite, a madrugada da terça (17/02) recebe a After Party com Vintage Culture e Luciano (Suíça), em um encontro que promete unir house e tech-house com o clima de pista que já virou assinatura do festival.
O line-up também reúne nomes da cena eletrônica internacional como Adam Ten (Israel), Carlita (Turquia), Chambord (França), Tim Engelhardt (Alemanha) e WhoMadeWho (Dinamarca), que se apresenta em formato Hybrid DJ Set, além de Hedda Stenberg e Julia Sandstorm (Suécia). Do Brasil, completam a programação Badaro, Cris Proença, Gui Pimentel, Gutto Serta, Perote, Rod Brito e o duo Yumi Project.
O encerramento acontece na terça-feira (17/02) com a tradicional Feijoada da Glória, no Quadrado, celebrando a culinária local e a história de um dos grandes ícones gastronômicos de Trancoso, hoje mantida pelas filhas de Glória. É o momento em que o festival troca o ápice da pista por um rito afetivo e comunitário, no coração da vila.
Idealizado e produzido por Edu Poppo, Du Serena e Silvio Conchon (Be On Entertainment), o S.O.M. se apoia em cinco pilares: música, arte, wellness (com práticas como yoga e meditação), gastronomia e legado. Entre as ações de impacto local, o evento apoia uma escola de jiu-jitsu para crianças em situação de vulnerabilidade e realiza iniciativas ambientais, como instalação de lixeiras no Quadrado, reciclagem de vidros, compostagem, controle de poluentes e incentivo ao uso de copos reutilizáveis.
Com cerca de 35% do público formado por estrangeiros, de aproximadamente 23 países, o festival reforça Trancoso como polo de turismo cultural e lifestyle durante o Carnaval. Ao apostar em escala reduzida e proposta sensorial, o S.O.M. se firma como um tipo de experiência que reposiciona o Brasil no mapa internacional de viagens que buscam identidade local com curadoria.
SERVIÇO – S.O.M. Festival
Data: de 13 a 17 de fevereiro de 2026.
Local: Trancoso (BA).
Ingressos: https://www.ingresse.com/somfestival2026/
Música é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





