Livro de Francisco Maciel sai pela New Vessel Press em 13/01, com tradução de Bruna Dantas Lobato

O romance “Não adianta morrer”, de Francisco Maciel, publicado no Brasil pela Estação Liberdade em 2017, vai ganhar edição em inglês pela editora norte-americana New Vessel Press, com lançamento marcado para 13 de janeiro, sob o título “There’s No Point in Dying”. A obra chega ao mercado com distribuição nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, ampliando o alcance internacional do autor.
A notícia foi recebida por Maciel com entusiasmo e imagens de deslocamento simbólico — “de São Paulo para Nova York”, “do Estácio para o Harlem”, “do Sambódromo para a Broadway” — como se o livro atravessasse fronteiras culturais junto com as vozes que carrega. Essa passagem de idioma reforça a potência de um romance que articula bairros, memórias e contradições brasileiras para leitores que, agora, poderão acessar a narrativa em outra língua.
Ambientado no Estácio, no Rio de Janeiro, o livro orquestra histórias entremeadas e um coro de personagens que revelam diferentes camadas de um Brasil atravessado por violência, passado colonial e tensões do presente. O texto costura, por exemplo, referências a experiências de pessoas escravizadas e punições históricas, aproximando essas marcas de outras formas de sofrimento contemporâneo, sem perder de vista a observação social e a literatura como forma de confronto.
Ao mesmo tempo, o romance evita o peso excessivo ao apostar em personagens excêntricos e numa energia narrativa que também diverte, provocando e humanizando o retrato do país. A tradução para o inglês é assinada por Bruna Dantas Lobato, e a própria New Vessel Press já havia publicado um romance brasileiro traduzido por ela que venceu um prêmio de grande prestígio nos EUA, reforçando a expectativa de boa recepção para “There’s No Point in Dying”.
Literatura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





