Websérie documental de 7 episódios celebra a trajetória e o futuro do rádio em Minas Gerais

O projeto Tempo de Rádio acaba de lançar uma websérie documental que mergulha na história da radiofonia mineira, enfatizando o papel do rádio como meio de comunicação, memória, identidade e companhia cotidiana. Composta por sete episódios, a produção está disponível gratuitamente no site tempoderadio.com.br e no canal do YouTube @tempoderadio, ampliando o acesso a uma narrativa que conecta o passado, o presente e o futuro do rádio em Belo Horizonte, em Minas Gerais e até mesmo no Brasil. O projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig, apoio do Governo de Minas Gerais, da Rádio Itatiaia e da Empresa Mineira de Comunicação (Rádio Inconfidência e Rede Minas).
A websérie começou a ser lançada em fevereiro, com exibições ao vivo sempre às 19h, pelo YouTube. O cronograma se abriu com o lançamento do trailer, em 5 de fevereiro, seguido pelo Episódio 1, em 6 de fevereiro, e Episódio 2, em 9 de fevereiro. Os episódios seguintes foram liberados a partir de 11 e 13 de fevereiro, com Episódios 3 e 4, seguidos por Episódios 5 e 6, em 18 e 20 de fevereiro, encerrando com o Episódio 7, em 23 de fevereiro. Assim, o público acompanha de forma progressiva uma jornada audiovisual pela história e pelo impacto cultural do rádio.
Idealizado pelo galerista e pesquisador Rodrigo Mitre e com coordenação‑geral de Luciana Salles, o Tempo de Rádio utiliza uma linguagem audiovisual contemporânea para ampliar o alcance de uma pesquisa densa sobre a radiofonia. A obra combina depoimentos de profissionais, imagens de arquivo e reflexões que conectam o passado ao presente, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro do meio. Como destaca Mitre, ao levar essa história ao audiovisual e disponibilizá‑la de forma gratuita, o objetivo é garantir que esse patrimônio imaterial permaneça vivo, acessível e relevante para diferentes gerações.
Ao longo dos episódios, a websérie percorre desde as origens do rádio no mundo, sua chegada ao Brasil e o protagonismo de Minas Gerais nesse trajeto, até as transformações tecnológicas que moldaram o meio – das ondas eletromagnéticas ao universo dos podcasts. A produção também mostra os bastidores de uma emissora, revelando rotinas, profissionais e engrenagens que mantêm o rádio no ar, destacando o papel do jornalismo radiofônico, da narrativa esportiva e do entretenimento musical como pilares da cultura nacional.
A série também enfatiza a relação afetiva entre o rádio e seus ouvintes, da velha galena à multiplicidade de plataformas digitais atuais. Com entrevistas com figuras como Acir Antão, Alberto Rodrigues, Bob Faria, Eduardo Costa, Elias Santos, Emanuel Carneiro, Graziela Mello Vianna, Mário Henrique Caixa, Ricardo Parreiras, Tutti Maravilha e Velise Maciel, o projeto ressalta o papel essencial do rádio na formação da identidade cultural de Minas Gerais e do país, reforçando sua força em meio às profundas transformações tecnológicas.
Site: www.tempoderadio.com.br
Instagram: @tempoderadio
Youtube: @tempoderadio
História é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Siga o Semana Pop no Instagram
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





