Piloto de 27 anos vence o Campeonato de Balonismo

Piloto de 27 anos vence o Campeonato Brasileiro de Balonismo

Piloto de 27 anos vence o Campeonato de Balonismo
Foto: Divulgação assessoria

Em uma virada emocionante na última etapa do 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo, o piloto Caio Avelino, de 27 anos, conquistou o título mais cobiçado do balonismo nacional. Com 16.459 pontos, o representante de Boituva (SP) superou o gaúcho Giovani Pompermaier, que liderava a competição até o terceiro dia de provas e terminou com 15.628 pontos.

A definição do campeonato aconteceu entre sábado (14) e domingo (15), em Boituva, interior de São Paulo. Avelino assumiu a liderança no sábado, após a realização de seis tarefas competitivas durante a manhã, ultrapassando Pompermaier, que vinha se destacando pela regularidade nas provas. A confirmação do título veio no domingo, com o último voo competitivo realizado às 7h da manhã, quando o piloto de Boituva consolidou sua vantagem, terminando com 831 pontos à frente do segundo colocado.

“É indescritível. Era meu sonho, eu não existia enquanto não ganhasse. Veio muito mais cedo do que eu imaginava, mas valeu demais, valeu todo investimento, todo trabalho, todo o estudo”, declarou um emocionado Caio Avelino logo após a confirmação do título.

Balonismo brasileiro em ascensão técnica

Para o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez, conhecido como “Johnny do Balão”, este campeonato brasileiro foi fundamental para mostrar que a modalidade está ficando mais técnica, fazendo com que os pilotos tenham que se superar constantemente.

“O que fica desse Campeonato Brasileiro é que a gente vem melhorando. Nós estávamos com os responsáveis pelo score que são britânicos, o diretor de prova é belga, e tivemos um competidor também britânico, campeão do mundo em 2019, que é atualmente o terceiro melhor balonista do mundo”, destaca Johnny, enfatizando como a presença internacional elevou o nível da competição.

O presidente ressalta ainda que a participação de estrangeiros de alto nível técnico transformou o cenário competitivo nacional.

Nosso esporte

“Isso eleva muito o nosso esporte. Então, é a organização técnica, a quantidade de pilotos voando e a renovação dos campeões que foi total – os antigos campeões ficaram para trás esse ano. Isso significa que está se renovando a gama de campeões brasileiros”, analisa.

A renovação mencionada por Johnny do Balão se materializa justamente na vitória de Caio Avelino, que representa uma nova geração de pilotos brasileiros. No ano passado, o jovem campeão realizou um tour pela Europa, onde buscou conhecimento e aperfeiçoamento técnico. O investimento deu resultado e agora ele terá a oportunidade de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado na Polônia, em setembro de 2026.

Preparação internacional e sonho realizado

A vitória de Avelino não veio por acaso. Aos 27 anos, o piloto já demonstrava determinação muito antes da competição começar. “Era meu sonho, eu ia ganhar algum dia, eu não existia enquanto não ganhasse”, confessou o campeão, que chegou a passar noites em claro devido à ansiedade.

A disputa foi acirrada até o último momento. Na manhã de sábado (14), após seis tarefas competitivas, Avelino conseguiu ultrapassar Pompermaier, que liderava até então. A definição final veio apenas no domingo (15), com o último voo competitivo realizado às 7h da manhã, dependendo das condições climáticas favoráveis que permitiram a conclusão do campeonato.

O pódio foi completado por Fabio Pascoalino, de Itupeva (SP), que terminou na terceira colocação com 15.267 pontos. Vale destacar que, embora o britânico Dominic Bareford tenha liderado a classificação geral do campeonato, ele não concorria ao título brasileiro. Conforme o regulamento da competição, se um piloto estrangeiro encerra a disputa na primeira colocação, o título de campeão nacional é concedido ao brasileiro melhor classificado.

Seis estados

A competição, que reuniu pilotos de seis estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás), contou com a presença de nomes importantes do cenário internacional, como o diretor de prova belga e os responsáveis britânicos pelo sistema de pontuação.

Para Johnny do Balão, a internacionalização da competição brasileira é um passo fundamental para o desenvolvimento do esporte no país. “A organização técnica e a quantidade de pilotos voando mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente, que vê na vitória de Caio Avelino um símbolo da evolução do balonismo nacional.

O 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo mostrou uma renovação no pódio nacional, com novos nomes superando pilotos mais experientes. Dos dez primeiros colocados, nove são do estado de São Paulo, com apenas Giovani Pompermaier representando o Rio Grande do Sul, da cidade de Torres.

“A sensação é indescritível e eu consegui. Venha participar o ano que vem, vale a pena”, convidou o campeão, que agora se prepara para representar o Brasil no cenário mundial e levar o balonismo brasileiro para novos patamares internacionais. Destaca o piloto campeão Caio Avelino que é de Boituva.

Esporte é Semana Pop

Fonte: REC Comunicação 

Saiba mais em:  Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini

Veja mais vídeo:   Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club

Veja também:   Parárraiá recebe 150 mil pessoas

Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine

Acesse o Site de Yuri Mine

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário