Os consoles de videogame mais impactantes da história

Existiram muitos videogames e talvez você não conheça todos, por isso eu vou trazer alguns dos mais marcantes para a indústria dos games.

Selecionei apenas cinco consoles como alguns dos mais importantes da história. Claro que muitas outras plataformas contribuíram para a evolução dos games e têm uma contribuição significativa, mas no entanto, alguns se destacaram por seu impacto duradouro e influência no mercado.

 

Atari 2600 (1977)

Atari-2600
Atari-2600 / Divulgação

O Atari 2600 foi o primeiro console de videogame amplamente comercializado e estabeleceu os padrões para a indústria de jogos domésticos. Com sua biblioteca diversificada de jogos e controles simples, introduziu milhões de pessoas ao mundo dos videogames e foi um dos primeiros a popularizar os arcades em casa.

Para você que ficou curioso e quer ter a oportunidade de ter um Atari 2600, a própria Atari acabou de lançar uma versão do console chamado Atari 2600 Comeback.

Pode comprar o seu aqui

 

NES (1983)

NES
NES / Divulgação

Nintendo Entertainment System, mais conhecido como o NES, o primeiro de 1983

Lançado pela Nintendo, o NES revolucionou a indústria de jogos com sua biblioteca de jogos icônicos e um controle padrão direcional de oito vias. O console ajudou a reviver o mercado de videogames após uma crise de jogos de 1983 nos Estados Unidos e estabeleceu a Nintendo como uma das principais franquias de consoles do mundo.

Foi através da Nintendo que a gente teve o Super Mario e todos os seus icônicos personagens.

 

PlayStation (1994)

Playstation
Playstation / Divulgação

Lançado pela Sony marcou a entrada da empresa japonesa no mercado de videogames e introduziu tecnologias avançado, como por exemplo, o CD-ROM e o gráfico 3D, que mudaram para sempre a forma como os jogos eram desenvolvidos e experimentados.

Como a grande variedade de jogos exclusivos e uma base de fãs leais, o PlayStation solidificou seu lugar como um dos consoles mais importantes da história.

 

PlayStation 2 (2000)

Playstation 2
Playstation 2 / Divulgação

O PlayStation 2 foi o sucessor do PlayStation original e é o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 155 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Além de sua impressionante biblioteca de jogos, o PS2 também foi um dos primeiros consoles a incorporar e reproduzir o DVD, ajudando a popularizar o formato e consolidar o PlayStation como uma marca dominante na indústria do entretenimento.

 

Xbox (2001)

Xbox
Xbox / Divulgação

A Sony já estava criando uma boa popularidade com o PlayStation 2, transformando os videogames em uma ferramenta importante do mercado. Então a Microsoft decidiu que também queria lançar seu console.

O primeiro Xbox vendeu mais de 1 milhão de aparelhos nas primeiras três semanas após o lançamento, e um pouco mais de 24 milhões de unidades em todo o mundo.  Mesmo ficando bem distante das vendas do PS2, o console da Microsoft se tornou o paraíso dos jogos de ação e tiro em primeira pessoa.

O Xbox também foi o primeiro console a dar suporte a uma porta Ethernet de banda larga, o que abriu caminho para a estreia (em 2002) da Xbox Live, um serviço de assinatura para acessar jogos online entre outros recursos. A Xbox Live ganhou popularidade com Halo 2 e atingiu o auge, naquela geração, com cerca de 20 milhões de usuários.

 

Nintendo Wii (2006)

Wii
Wii / Divulgação

Wii da Nintendo inovou com seu controle de movimento revolucionário. O Wii Remote permitia aos jogadores interagir com os jogos de uma maneira totalmente nova.

O console conquistou uma ampla base de usuários, incluindo jogadores casuais e não tradicionais, e vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, tornando se um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.

 

E você, com quais desses consoles já se divertiu?

 

Games é Semana Pop

Assista o programa Semana Pop especial sobre consoles.

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário