‘Obstrução Samba’, une força poética e brasilidade moderna

Disponível em todas as plataformas de streaming e colaboram no álbum nomes como Junio Barreto, Otto, Alvaro Lancellotti, Priscila Tossan e Davi Moraes

‘Obstrução Samba’, une força poética e brasilidade moderna
CAPA

Em ‘Obstrução Samba’, que chegou ao streaming pelo selo LAB 344, Wado explora a riqueza da música brasileira contemporânea sob uma ótica tropicalista e moderna.

O premiado artista reúne vozes e personalidades singulares da nova MPB em seu novo álbum, incluindo nomes como Junio Barreto, Fábio Trummer, Marina Nemesio, Priscilla Tossan, Adriano Siri e Alvaro Lancellotti.

Otto e Davi Moraes assinam como coautores nas faixas “Esse Mar” e “Deixa Acontecer”.

O conceito do 14º álbum do premiado cantautor catarinense, radicado em Alagoas, é inspirado no documentário As Cinco Obstruções, de Lars von Trier e Jørgen Leth.

No filme, Von Trier propõe que Leth refaça um de seus próprios trabalhos com diferentes limitações criativas.

Essa ideia de revisitar e transformar uma obra serviu como impulso artístico para Wado na criação de ‘Obstrução Samba’, que surgiu a partir de um outro álbum.

Em 2023, Marcelo Frota, o MOMO., compartilhou com Wado oito faixas instrumentais do álbum ‘Gira’ — eleito pela revista britânica Mojo como o 5º melhor disco de world music de 2024.

A missão era criar letras rapidamente, e assim nasceu a ideia de um ‘remake musical’: uma nova leitura das faixas, agora com espírito mais livre e com capítulos adicionais.

Enquanto o disco de MOMO. aposta em longas faixas e no afrobeat, o de Wado é mais conciso e reverente à diversidade rítmica brasileira — incorporando elementos do samba, do ijexá, do frevo e outras variações populares.

“Considero ‘Obstrução Samba’ o álbum mais forte da minha carreira desde ‘A Beleza que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa’.

Digo isso principalmente pela força melódica e estética do trabalho.

É uma obra coesa, com uma brasilidade madura – um disco que me traz, ou melhor, me devolve autoestima, autoconfiança e otimismo.”

Jão

“Jão”, lançada como primeiro single, em 22 de maio, conta com a participação especial de Fábio Trummer, vocalista da banda Eddie.

Amigos de longa data, os artistas celebram, por meio da música, a amizade, a admiração mútua e uma mensagem clara: a valorização da coletividade e do altruísmo diante do excesso das redes sociais. “Jão” carrega a inconfundível assinatura rítmica de Wado, com grooves envolventes que flertam com referências como Jorge Ben e Seu Jorge, ao mesmo tempo em que incorpora beats contemporâneos que atualizam a linguagem do samba-rock.

Com letra doce e abstrata, “Passo de Avarandar”, que traz participação da carioca Priscilla Tossan e do arapiraquense Janu, evoca o lirismo e a musicalidade sofisticada de Djavan, conterrâneo e referência eterna na arte de transformar poesia em canção.

“Conversa Entre Sementes”, de Wado e Alvaro Lancellotti, com participação do celebrado caruaruense Junio Barreto, é a faixa harmonicamente mais complexa do álbum.

A música traz uma letra original e poética: uma conversa literal entre duas sementes.

Uma delas diz que quer voar no estômago de um pássaro; a outra prefere fincar no chão e criar raízes. A canção aborda, de forma simbólica, a diversidade de caminhos e desejos dos seres.

Wado é músico, fundador e ex-integrante do grupo Fino Coletivo, nascido em Florianópolis e formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas.

Além da música, atua como artista visual, com exposições como Experimento (2017) e Escamas (2018), e é autor do livro Água do Mar nos Olhos, que reúne letras, ilustrações e pinturas.

Também participou da mostra Mitologia Alagoana, onde reinterpretou ícones locais como super-heróis.

Com mais de duas décadas de carreira, Wado acumula 13 álbuns lançados, parcerias com nomes como Chico César, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Zeca Baleiro e Patricia Marx, e um prêmio de Melhor Música no VMB.

OUÇA AQUI

‘Obstrução Samba’, une força poética e brasilidade moderna
Por Monica Guimaraes

TRACK LIST

Jão (feat. Fábio Trummer)

Sereia (feat. Marina Nemesio)

Gira (feast. João Menezes)

Conversa Entre Sementes (feat. Junio Barreto)

Pára (feat. Marina Nemesio)

Passo de Avarandar (feat. Priscila Tossan, Janu)

Atotô Obaluaê (feat. Alvaro Lancellotti)

Minador (feat. Rogério Dyaz)

Esse Mar (feat. Adriano Siri)

Deixa Acontecer (feat. Adriano Siri)

INSTAGRAM
SELO | IMPRENSA

Music On é Semana Pop

Fonte: Lab344 Brasil

Saiba mais em:  Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini

Veja mais vídeo:   Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club

Veja também:   Parárraiá recebe 150 mil pessoas

Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine

Acesse o Site de Yuri Mine

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário