Via Lúdica lança a primeira edição de Clássicos ao Quadrado, trazendo Lima Barreto para HQ

Obra de Lima Barreto terá pré-lançamento na CCXP de São Paulo, entre 04 e 07 de dezembro. O homem que sabia javanês ganha versão em HQ e inaugura a nova coleção da Via Lúdica, criada pelo grupo Multiverso das Letras. A adaptação fica a cargo de Davi Calil, que promete apresentar, em formato contínuo, grandes clássicos da literatura. O título inaugural abre caminho para as próximas obras já anunciadas, como A Moreninha, com roteiro de Ivan Jaf e arte de Al Stefano, e Quincas Borba, adaptado por Thiago Souto.
Para Luara Almeida, editora de Literatura Infantil e Juvenil da Via Lúdica, a coleção Clássicos ao Quadrado nasce da vontade de manter a literatura viva para diferentes públicos. “Adaptações de clássicos em quadrinhos são uma via de mão dupla: leitores jovens descobrem os clássicos pela linguagem das HQs, e leitores da literatura clássica conhecem quadrinistas contemporâneos”, explica. Ela destaca a importância de a literatura circular e de que autores tão importantes alcancem cada vez mais leitores por meio dessa ponte entre formatos.
Para Davi Calil, a parceria com um escritor brasileiro tão relevante quanto Lima Barreto, mesmo póstuma, torna o trabalho mais rico. O quadrinista ressalta a pesquisa necessária para recriar o Rio de Janeiro do começo do século XX e dar verossimilhança ao universo retratado. O projeto prevê prólogo e epílogo protagonizados por Lima Barreto, com o uso de pintura guache para diferenciar o início e o desfecho, criando uma atmosfera mais poética e cinematográfica.
SERVIÇO
Pré-lançamento: O homem que sabia Javanês em HQ, adaptado por Davi Calil – Editora Via Lúdica
Data: 04 a 07 de dezembro, das 12h às 21h
Local: CCXP São Paulo – São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, SP
O grupo editorial Multiverso das Letras reúne diferentes soluções literárias e educacionais para ampliar o acesso à leitura.
Geek é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.




