Neotropical Fragmentos de Memória chega ao Rosewood SP

Mostra de Metsavaht, com curadoria de Marc Pottier, reúne imagens em 16mm que reinterpretam Ipanema entre memória e natureza

Divulgação

O Rosewood São Paulo recebe oficialmente a mostra Neotropical – fragmentos de memória, de Oskar Metsavaht, com curadoria de Marc Pottier. A exposição ocupa a Galeria Filomena e teve abertura ao público em 29 de novembro de 2025, permanecendo até 3 de março de 2026. O hotel, reconhecido por valorizar a arte brasileira, reúne hoje mais de 450 obras em seu acervo, em grande parte comissionadas e criadas especialmente para seus espaços, fortalecendo o papel da instituição como hub da arte contemporânea no país.

Neotropical reúne um conjunto de estudos, fotografias, pinturas e objetos que dialogam com a identidade de Ipanema, conectando memória, natureza e vida urbana. Sob a curadoria de Pottier, Metsavaht propõe uma leitura que resgata o passado para projetar o futuro, convidando o visitantes a perceber a cidade por meio de uma visão sensorial e contemplativa. A série propõe uma revisita poética de um território urbano, em que o passado e o presente se entrelaçam.

As imagens, derivadas de arquivos em 16mm, são apresentadas ao lado de pinturas em preto e branco com toques de cor, reforçando uma estética que remete aos filmes de arquivo. A série captura não apenas a geografia de Ipanema, mas gestos e ritmos do cotidiano, tornando a memória um impulso ativo de transformação. Essa fusão entre memória e movimento reforça a ideia de cidade em constante transformação.

A relação entre Metsavaht e o Rosewood é marcada por continuidade: além da exposição, o hotel mantém a instalação permanente Interfaces II – Homem // Cosmos // Floresta, no 6º andar, resultado de encontros com comunidades ribeirinhas e rituais. Com Neotropical, o acervo do Rosewood reforça seu compromisso de valorizar a arte brasileira e instigar o público a revisitarem Ipanema sob a ótica do artista, com olhos voltados ao tempo, à paisagem e à sensibilidade urbana.

INFORMAÇÕES
“Neotropical – fragmentos de memória” por Oskar Metsavaht
Aberto ao público: 29 de novembro a 03 de março de 2026
Local: Galeria Filomena

Expo é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário