Samsung Recicla orienta descarte correto e amplia coleta no Brasil desde 2017

Se você trocou de celular, ganhou um fone novo ou finalmente fez upgrade na TV neste Natal, vale lembrar que o eletrônico antigo não deve ir para o lixo comum. Para incentivar o descarte ambientalmente adequado, a Samsung reforça o Samsung Recicla, programa de logística reversa da marca que recebe equipamentos quebrados ou sem uso e encaminha os materiais para reciclagem. A proposta é reduzir o impacto do lixo eletrônico e transformar o fim de vida do produto em um processo mais responsável.
No Brasil, o Samsung Recicla recebe itens de pequeno e médio porte — como fones de ouvido, pilhas, carregadores, celulares, tablets, notebooks e baterias — em urnas de coleta instaladas em lojas e Smart Centers Samsung. Já produtos de grande porte, como TVs, refrigeradores e máquinas lava e seca, têm descarte via agendamento, facilitando a vida de quem não tem como transportar esse tipo de equipamento. A orientação é consultar os detalhes e pontos de coleta na página oficial do programa.
Depois de recolhidos, os eletrônicos seguem para parceiros homologados e licenciados pelos órgãos ambientais, responsáveis por triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes. A ideia é garantir que o que for reciclável volte à cadeia produtiva como matéria-prima, enquanto o restante receba destinação ambientalmente adequada. Na prática, isso evita contaminação por metais e baterias, e também reduz a demanda por extração de novos materiais.
Presente no Brasil desde 2017, o programa vem ampliando sua infraestrutura e ações de conscientização. Em 2024, a Samsung informa que o Samsung Recicla cresceu 58% no volume de resíduos eletrônicos coletados e destinados à reciclagem, em comparação ao ano anterior, e divulga impactos ambientais positivos associados a esse avanço — como economia de energia e água e redução de emissões. Atualmente, a iniciativa também existe em 13 países da América Latina, ampliando o acesso ao descarte correto na região.
Veja detalhes na página oficial.
Reciclar é bom para o planeta
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





