Programação gratuita reúne filmes do diretor e obras que dialogam com seu cinema

A mostra inédita dedicada ao cineasta Todd Haynes, um dos nomes associados ao New Queer Cinema, segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até o dia 12 de fevereiro. Além das sessões, a programação inclui atividades paralelas como sessão comentada e debate, aprofundando temas recorrentes na filmografia do diretor, especialmente questões de gênero, desejo e construção de identidades.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, às 15h, acontece a sessão comentada após a exibição de “Velvet Goldmine”, com participação do cineasta Lufe Steffen. O filme mergulha no glam rock dos anos 1970 a partir da investigação do desaparecimento de um astro, com elenco que inclui Christian Bale, Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers e Toni Collette.
No sábado, 7 de fevereiro, o debate “Donas de casa encarceradas nas estratégias melodramáticas de Todd Haynes” discute como o diretor revisita códigos do melodrama para pensar figuras femininas e as tensões entre o espaço doméstico e as fronteiras do público e do privado. O encontro conta com Julia Katharine e Caetano Gotardo, mediação de Carol Almeida, entrada gratuita e interpretação em Libras.
O público também pode conferir títulos dirigidos por Haynes e filmes de outros realizadores que dialogam com sua obra, reunindo diferentes épocas e formas — do experimental ao melodrama, do documentário ao thriller político. Entre os destaques citados estão “Mal do Século” (1995), “Veneno” (1991), “Carol” (2015), “Não Estou Lá” (2007), “The Velvet Underground” (2021) e “O Preço da Verdade” (2019), além de obras como “Canção de Amor” (1950), de Jean Genet, e “Vento Seco” (2020), de Daniel Nolasco.
Com patrocínio do Banco do Brasil, a “Mostra Todd Haynes” tem produção da Caprisciana Produções, idealização, coordenação geral e produção executiva de Hans Spelzon, e curadoria de Carol Almeida e Camila Macedo. A programação completa está disponível no site bb.com.br/cultura e no catálogo virtual, com download gratuito durante o período do evento, e a mostra também circula por outras unidades do CCBB, como Rio de Janeiro e Brasília.
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





