“Inteligência artificial veio para ficar”, diz fundador da International School

“Um caminho sem volta”. É assim que a personalização do aprendizado por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA) e big data já é vista por um dos maiores líderes e visionários no setor de ensino bilíngue do país, Ulisses Cardinot.
Fundador da International School (IS), o executivo crê que os novos recursos digitais têm um grande potencial para transformar a educação. São tendências fortes a serem aprimoradas (e adotadas) por instituições brasileiras alinhadas com movimentos globais que buscam adaptar conteúdos ao ritmo e ao estilo de aprendizado de cada aluno.
“Nosso objetivo é proporcionar experiências mais eficazes e motivadoras no cotidiano de professores e estudantes”, revela. Entre as mais recentes ferramentas digitais utilizadas pela IS, cuja metodologia pioneira é adotada por mais de 450 escolas parceiras e 170 mil estudantes em todo o território nacional, estão duas soluções: IA para Plano de Aula e IA Mentoria.
Ambas foram desenvolvidas em parceria com a Nuage IT e com a AWS (Amazon Web Services). IA Para Plano de Aula permite o desenvolvimento de planos de aula customizados para as necessidades específicas de cada turma, utilizando a abordagem metodológica do programa bilíngue por meio da IA.
“Na prática, o professor define parâmetros relevantes e a IA descreve o plano de aula de acordo com as adaptações e requisições necessárias – como, por exemplo, adaptações para estudantes neuroatípicos”, explica Fabricio Scalioni, responsável pela área de Tecnologia da IS.
A segunda solução, IA Mentoria, propõe melhorias nas aulas ministradas pelos professores.
Sistema
“O professor poderá submeter a aula gravada no sistema e a plataforma fará a análise completa de seu desempenho de acordo com os critérios e padrão de qualidade recomendados pela IS, mencionando quais fatores são relevantes para o desenvolvimento do educador, para garantir um processo escalável de implantação do programa com excelência”, adiciona Scalioni .
Equilíbrio é tudo
Para que a educação atual acompanhe as recentes transformações globais, é essencial que as instituições de ensino do país busquem aliadas que possam enriquecer a experiência dos estudantes. “À medida que as tecnologias avançam, as demandas sociais e econômicas também se modificam, se transformam, então, a forma como aprendemos e ensinamos também deve evoluir. É um caminho sem volta”, acredita Cardinot.
Segundo ele, a IA também tem um papel fundamental na sistematização de pautas que garantam que os agentes educacionais possam se dedicar mais ao desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes de maneira efetiva.
Além disso, o processo de aprendizagem com a experimentação do uso da IA oferece aos alunos uma sinergia importante na garantia de uma visão holística para o futuro do ser humano na sociedade.
“Buscamos diariamente novas soluções e estamos comprometidos em aplicá-las de maneira eficiente no dia a dia escolar para aprimorar ainda mais a excelência no ensino e aprendizado bilíngue. Porém, nunca perdemos de vista que o equilíbrio entre tecnologia e humanização é essencial para uma educação realmente transformadora”, conclui Cardinot.
Sobre a International School
A International School é líder do setor de ensino bilíngue no Brasil, com mais de 450 escolas parceiras e 170 mil estudantes em todo o território nacional. Desenvolvido por Ulisses Cardinot e referência no país, o programa promove a educação bilíngue por meio de uma metodologia integrada a todas as outras disciplinas do currículo. O programa conta também com o selo do Prêmio Top Educação, tendo sido escolhido durante oito anos consecutivos (2017 a 2024) como o Melhor Sistema de Ensino Bilíngue do país.
Negocio é Semana Pop
Fonte: Danthi Comunicação
Saiba mais em: Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Parárraiá recebe 150 mil pessoas
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine
Acesse o Site de Yuri Mine
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.