Histórias reais de luta e superação que viraram grandes filmes
Se existe uma categoria de filmes que são difíceis de assistir são os filmes de sobrevivência, aqueles baseados em histórias reais. Na maioria das vezes eles nos deixam desconfortáveis com as situações, em que os personagens ficam à beira da vida ou da morte.
Mesmo sendo uma categoria que hollywood adora explorar, apenas alguns são baseados em fatos reais, o que gera não só curiosidade, como ansiedade ao espectador, pois mostra os personagens em situações verdadeiras, geralmente enfrentando condições difíceis e desesperadoras.
E sim, há histórias incríveis de pessoas que sobreviveram contra todas as probabilidades, e algumas se tornaram grandes filmes.
Confira então alguns dos melhores longas de sobrevivência, baseados em fatos reais.
Na Natureza Selvagem (2007)
Baseado no livro de Jon Krakauer, conta a história real de Christopher McCandless, um jovem que, após se formar na universidade, decide abandonar sua vida confortável e se aventurar na natureza em busca de liberdade e autoconhecimento. Christopher doa todo seu dinheiro e inicia uma jornada pelos Estados Unidos até seu destino no Alasca.
No entanto, a realidade se mostra extremamente dura e implacável. Isolado e sem recursos suficientes, ele enfrenta a luta pela sobrevivência, lidando com a fome, a solidão e os perigos do ambiente selvagem.
O filme destaca a beleza e a crueldade da natureza, a busca pela liberdade individual e as consequências das escolhas radicais. A performance intensa de Emile Hirsch como Christopher McCandless e a direção sensível de Sean Penn, tornam “Na Natureza Selvagem” uma obra poderosa e de impactante emocional imenso, nos fazendo refletir sobre o desejo de fugir das pressões da sociedade e as realidades da vida em isolamento.
Na Natureza Selvagem está disponível no Mercado Play.
127 Horas (2010)
Este drama biográfico dirigido por Danny Boyle é baseado na história real de Aron Ralston, interpretado por James Franco.
Aron é um aventureiro experiente que, durante uma trilha solo no Blue John Canyon em Utah, sofre um acidente onde uma rocha cai e prende seu braço contra a parede do canyon. Isolado e sem meios de comunicação, ele começa enfrentar uma luta desesperada pela sobrevivência.
Por 127 horas, ele luta contra o tempo e sua própria mente, passando por momentos de desespero, esperança e alucinações.
Com suprimentos limitados e uma determinação feroz em sobreviver, ele tenta de várias maneiras se libertar. O ponto culminante do filme ocorre quando Aron, percebendo que sua única chance de escapar é amputar o próprio braço, executa o ato corajoso e doloroso usando um canivete.
127 horas está disponível no Disney+
Evereste (2015)
Este longa é baseado nos eventos que ocorreram durante uma expedição ao Monte Everest em 1996. O filme narra a história de dois grupos de alpinistas liderados por Rob Hall (Jason Clarke) e Scott Fischer (Jake Gyllenhaal), que enfrentam condições climáticas extremas e uma série de desafios mortais ao tentarem alcançar o pico mais alto do mundo.
Depois que a subida inicial é bem-sucedida, a escalada se torna dramática quando uma tempestade brutal atinge o cume do pico mais alto do mundo, colocando as vidas de todos os alpinistas em risco. A luta pela sobrevivência se torna desesperada, com os personagens enfrentando além do frio extremo, o isolamento, a falta de oxigênio e o perigo iminente de avalanches.
Evereste está disponível no Prime video e Globoplay.
O Regresso (2015)
Este filme transformou Leonardo Di Caprio no ganhador do oscar de melhor ator. O longá é um épico de sobrevivência ambientado no século XIX, baseado nos eventos de um caçador ferido por um urso e deixado para morrer por seus companheiros em uma expedição de caça. Reais. Hugh Glass (DiCaprio) está determinado a sobreviver e buscar vingança contra quem o abandonou, e enfrenta perigos e adversidades impensáveis na vastidão implacável da fronteira americana.
O filme é um mergulho profundo na luta pela sobrevivência, destacando não apenas os desafios físicos enfrentados por Glass, como também sua jornada emocional e espiritual, capturando a essência do caminho solitário de um homem contra todos os obstáculos.
O Regresso está disponível no Disney+.
Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)
O longa narra a missão espacial Apollo 13 da NASA, que enfrenta uma crise quase fatal em sua jornada para a Lua em 1970. Estrelado por Tom Hanks, Kevin Bacon e Bill Paxton como os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise, o filme mostra como a missão rapidamente se transformou em uma luta pela sobrevivência após uma explosão a bordo da nave.
É uma história emocionante de engenhosidade, coragem e trabalho em equipe, enquanto a tripulação e os controladores de voo na Terra lutam contra o tempo para resolver problemas técnicos e trazer os astronautas em segurança de volta à Terra.
O filme é conhecido por sua precisão histórica e capturar tanto a tensão quanto o suspense de uma das missões espaciais mais dramáticas da história.
Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo está disponível no Primevideo e Globoplay.
Titanic (1997)
Esse clássico filme de romance é também uma trágica história de sobrevivência. Dirigido por James Cameron, retrata a história do naufrágio do RMS Titanic em sua viagem inaugural em 1912. O longa entrelaça a fictícia história de amor entre Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt (Kate Winslet), com um dos maiores desastres marítimos da história.
A bordo do navio, Jack e Rose se conhecem e iniciam um romance proibido. Quando o navio se choca a um iceberg, leva milhares de passageiros à luta pela sobrevivência, em meio ao caos e à desesperança.
Titanic está disponível para assistir no Disney+.
A Lista de Schindler (1993)
Dirigido por Steven Spielberg, este drama histórico é baseado na história real de Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão que salvou mais de 1.100 judeus durante o Holocausto, ao empregá-los em sua fábrica de panelas na Polônia ocupada pelos nazistas.
O filme mostra as tentativas de Schindler de proteger seus trabalhadores das atrocidades cometidas pelo regime nazista, contrastando com a brutalidade e a desumanização vivenciadas nos campos de concentração.
O longa se destaca por ser todo gravado em preto e branco, fazendo de “A Lista de Schindler” uma obra-prima que explora os temas de redenção, heroísmo e a fragilidade da humanidade diante da intolerância e do ódio, e da esperança e luta pela sobrevivência dos Judeus durante a segunda guerra mundial.
A Lista de Schindler está disponível na Amazon Prime Video
Filmes é Semana Pop
Assista o programa especial sobre James Wan, Games Lendários & Filmes sobre Duas Rodas
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.