Evento gratuito celebra mulheres e LGBTQIAPN+ nas múltiplas expressões do Hip-hop

No dia 1º de novembro, o Centro Cultural da Penha recebe mais uma etapa do Festival MC – Mulheridades Conectas Hip-Hop, com programação gratuita que inclui oficinas de graffiti, roda de conversa aberta sobre mães no hip-hop, aulas de dancehall e afrobeats, além de um slam de encerramento. O festival celebra a presença de mulheres cis, trans, travestis e pessoas LGBTQIAPN+ na cultura urbana, valorizando suas narrativas e protagonismo artístico.
Itinerante, o Festival MC se estende entre outubro e novembro e já passou pelo CCJ Vila Nova Cachoeirinha. Nesta segunda edição, promove desde oficinas formativas, conduzidas pela artista Luna Costa, até ações voltadas para fortalecimento de coletivos, comunidades e redes de cuidado. A proposta do evento é criar espaços afetivos e criativos, onde a pluralidade das mulheridades ganha voz na cena do hip-hop.
O tema “Cultura Hip-hop e suas múltiplas mulheridades” fomenta o protagonismo e a troca de experiências em ambientes inclusivos. O evento reúne equipe majoritariamente feminina e periférica, reafirmando seu lugar de referência para mulheres negras, cis, trans, travestis, lésbicas, bissexuais e pessoas não bináries que atuam na cultura urbana e nas artes.
A curadoria, assinada pela ColetivA SubjetivAs, busca aproximar dimensões artísticas, políticas e afetivas, promovendo não só cultura e representatividade, mas também solidariedade – com arrecadação de produtos de higiene pessoal para instituições de acolhimento. Contemplado pelo ProAC Editais, o festival fortalece redes de apoio e destaca o hip-hop como território de resistência, criação e transformação.
Serviço – Festival MC – Mulheridades Conectas Hip-Hop | 2ª edição
Data: 1º de novembro de 2024
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo/SP
Oficinas de Graffiti: de 16 de outubro a 30 de novembro
Entrada: gratuita
Curadoria e realização: ColetivA SubjetivAs
Apoio: Programa de Ação Cultural – ProAC Editais, Governo do Estado de São Paulo
Instagram: @coletivasubjetivas
Programação – 01/11 (sexta-feira)
14h – Aula de Dancehall
16h – Aula de Afrobeats
Encerramento da Oficina de Graffiti
17h – Papo Reto: Corpas que criam, pintam e dançam resistência – Mães no Hip-Hop
19h – Slam
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.
 
								 
                





