Festival Internacional do documentário musical chega à sua 17ª edição com mais de 60 títulos

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 17ª edição e acontece entre os dias 11 e 22 de junho de 2025, em São Paulo. Com uma seleção de mais de 60 títulos nacionais e internacionais, o festival ocupa as salas do CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou e Cine Matilha (Matilha Cultural), além de oferecer uma programação paralela com shows, debates, encontros e sessões comentadas com convidados especiais.
A abertura do festival acontece no dia 11 de junho, às 20h, no CineSesc, com a première do documentário “Anos 90 – A Explosão do Pagode”, dirigido por Emílio Domingos e Rafael Boucinha. O filme revisita a trajetória e o impacto cultural do pagode dos anos 1990, com depoimentos de nomes como Belo, Claudinho de Oliveira (Soweto), Péricles, Chrigor, Thiaguinho, Salgadinho, Netinho de Paula, Délcio Luiz, Leci Brandão, além de Ludmilla, Gloria Groove e Gina Garcia (ex-backing vocal do Raça Negra e mãe de Gloria Groove).
O In-Edit Brasil, que vem se consolidando como o principal espaço de fomento e visibilidade para o documentário musical no país, reúne produções que transitam em uma ampla diversidade de universos sonoros, abrindo espaço tanto para grandes nomes da música — como John Lennon e Yoko Ono, Peaches, o compositor John Williams, Cazuza, Leci Brandão, Letieres Leite, Googoosh e Dory Previn — quanto para artistas e realizadores independentes, como Jackie Shane, Fugazi, Butthole Surfers, Júpiter Maçã e Cachorro Grande.
As produções dedicadas a cenas regionais e movimentos alternativos também se destacam na programação do Festival, como o rock de Goiânia, a música de Porto Velho (RO), o hip hop norte-americano e o hardcore brasileiro dos anos 1990, com bandas como No-Violence, Agrotóxico, Tube Screamers e Dominatrix.
O festival
O festival também celebra títulos antigos, como “O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas”(2000), que completa 25 anos, e o clássico “A Noite Do Espantalho” (1974), nas Sessões Especiais.
Em parceria com o Instituto Cervantes, o In-Edit Brasil vai exibir uma seleção especial de documentários espanhóis, com 4 filmes que recuperam figuras de grande valor histórico, artístico e cultural, como o maestro e compositor Xavier Cugat; as inesquecíveis irmãs e cantoras de flamenco Fernanda e Bernarda de Utrera; Mario Pacheco, criador da gravadora Nuevos Medios, uma das mais revolucionárias do país; e Antonia Singla, a bailarina de flamenco surda que se consagrou como uma das maiores de todos os tempos, volta ao festival depois do sucesso do ano passado.
“A diversidade de gêneros musicais e culturas continua sendo um norte para nós. E o que nos interessa nesse percurso são as boas histórias”, diz Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.

ATIVIDADES PARALELAS
O festival apresenta uma programação paralela que vai além das telas com uma série de apresentações especiais que celebram os personagens, estilos e histórias retratados nos documentários exibidos.
A programação conta com um pocket show do cantor Salgadinho e os clássicos do Pagode 90, dois tributos ao artista Júpiter Maçã, com Marcelo Gross trio e Luiz Thunderbird e banda, o retorno da banda No Violence, ícone do hardcore punk, após duas décadas, Matuto S.A., Lucas Gomes, Anderson Quevedo, uma roda de samba, no deck da Cinemateca Brasileira, e o lendário Roger de Renor.
As atividades formativas completam com um curso online sobre documentário musical, ministrado por Deborah Osborn, debates com nomes como Thaíde e Carlos Calado, e uma palestra sobre John Williams com Alexandre Guerra.
A 17ª edição
A 17ª edição do In Edit Brasil tem entrada gratuita em todas as sessões, exceto no CineSesc. Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, também de forma gratuita, através das plataformas Spcine Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play (IC Play).
O IN-EDIT BRASIL 2025 é uma realização da In Brasil Cultural, com correalização do Sesc São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Ministério da Cultura/Governo Federal. O evento conta com a parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca e patrocínio de Itaú Unibanco e Spcine. O festival nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições do festival.
Serviço:
17º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
de 11 a 22 de junho, em São Paulo
Ingresso: Programação gratuita, exceto no CineSesc (ingresso a preço popular).
Os ingressos gratuitos, incluindo os da sessão de abertura, serão distribuídos com uma hora de antecedência, nas bilheterias das salas, sujeitos à lotação.
Programação completa: https://br.in-edit.org/

Music On é Semana Pop
Fonte: ATTi Comunicação
Saiba mais em: Conheça um dos icônicos hotéis de Santorini
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Parárraiá recebe 150 mil pessoas
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine
Acesse o Site de Yuri Mine
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.