Edição 2025 vai de 27/11 a 10/12 com 20 longas recentes e 5 cults

O Festival de Cinema Francês do Brasil (ex‑Varilux) lançou a vinheta oficial da edição 2025, embalada por “Sirba” (1972), composição de Vladimir Cosma e Gheorghe Zamfir, trilha do cult “Loiro, alto e de sapato preto”, presente na mostra em homenagem a Pierre Richard, convidado do evento em São Paulo e no Rio. A peça antecipa o tom celebratório da programação e reforça os elos com a história do cinema francês.
A seleção reúne 20 produções recentes e cinco clássicos ligados à trajetória de Pierre Richard, entre eles “A Cabra” (1981) e “Loiro, alto e de sapato preto” (1972). Entre os destaques contemporâneos estão “O Estrangeiro”, de François Ozon, “Voz de Aluguel”, de Fabienne Godet, “Os Bastidores do Amor”, de Victor Rodenbach, e “A Mulher Mais Rica do Mundo”, de Thierry Klifa, com presença de Isabelle Huppert na abertura no Cine Odeon e sessão em Salvador.
Com exibições em cidades de diferentes portes, a edição mantém a vocação de apresentar um panorama amplo de gêneros — drama, comédia, romance, cinebiografia e animação. Ao longo de sua história, o festival tornou‑se o maior evento de cinema francês fora da França, somando mais de 2 milhões de espectadores e fortalecendo o circuito de sala em sala pelo país.
A edição conta com patrocínio master de Varilux (Essilor Luxottica) e apoios de BNP Paribas, Edenred, Voltalia, Fairmont e Air France, além dos incentivos do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Prefeitura do Rio (SMC). A combinação de pré‑estreias, homenagens e encontros com artistas busca ampliar o diálogo do público brasileiro com a cinematografia francesa contemporânea e seus clássicos.
Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR
hashtag: #FestCineFrancêsBR
Cinema é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.




