Festival Fado traz a São Paulo shows de cantores portugueses

António Zambujo e Raquel Tavares sobem ao palco no dia 19. Festival inclui ainda exibição de filme

António Zambujo e Raquel Tavares
António Zambujo e Raquel Tavares / Divulgação

Um evento multicultural que celebra o melhor da tradição portuguesa, em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos. O Festival Fado traz música, cinema, exposição e conferências. O evento passa por três cidades brasileiras (Rio, São Paulo e Brasília), com o tema “O Fado e a Liberdade”. A programação inclui shows dos cantores António Zambujo e Raquel Tavares, duas das maiores vozes da música contemporânea portuguesa.

Em São Paulo, serão duas noites de festival. A programação começa no dia 18 de novembro, no Teatro Arthur Rubinstein. Às 19h30, o fadista Rodrigo Costa Félix vai ministrar a conferência “O Fado e a Liberdade”, mostrando a interseção entre a música e a luta pela democracia em Portugal. Em seguida, será exibido o filme “O Cônsul de Bordéus” (de Francisco Manso e João Correa), no mesmo local. O filme narra a história de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele desobedeceu às ordens de Salazar e concedeu vistos de entrada em Portugal a 30 mil refugiados.

No dia 19, Zambujo e Raquel Tavares sobem ao palco do Teatro Sabesp Frei Caneca, às 21h. Zambujo já é conhecido dos brasileiros desde 2008, quando começou a fazer carreira no país. Cantor, compositor e instrumentista, lançou recentemente o álbum “Prenda Minha” em parceria com o violonista Yamandu Costa. O setlist de Zambujo inclui canções como “Sagitário”, “Lambreta”, “Zorro”, “Quando tu passas por mim”, “Foi Deus”, “Valsa de um pavão ciumento” e “Romance de Cordel”.

Já Raquel Tavares tem uma longa carreira de sucesso como cantora e atriz. Fã de música brasileira, já gravou um álbum só com canções de Roberto Carlos. “Antes de ouvir falar em fado, eu já escutava Roberto Carlos. Tenho os discos dele na minha memória”, diz ela. No show, Raquel interpreta canções como “Hei-de beijar-te, Lisboa”, “Mouraria”, “Sou tua”, “Sombras da Madrugada”, “Limão”, “Meu Corpo” e “Foi Deus”.

O Festival Fado é considerado hoje a maior mostra do gênero em nível internacional. Desde sua estreia, em Madri, já marcou presença em 18 grandes cidades da Europa, África, América Latina e Ásia. O Festival Fado conta com o apoio da Presidência da República Portuguesa, do Ministério do Turismo de Portugal, do Consulado Geral de Portugal, da Fundação Luso-Brasileira, de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Lisboa Cultura EGEAC e do Museu do Fado. O evento é uma produção da ‘Alto e Bom Som Produções’ e ‘Everything is New’.

 

Music On é Semana Pop

Assista o programa especial dos 40 anos do Exterminador do Futuro

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário