Festival de Cinema Francês traz estrelas ao Brasil

Isabelle Huppert e Pierre Richard lideram a delegação de 2025

No alto, da esq para a direita: a atriz Isabelle Huppert e as diretoras Fabienne Godet e Valérie Donzelli. Embaixo, da esq. para direita: o diretor Victor Rodenbach, os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé, e o homenageado Pierre Richard(divulgação/Festival de Cinema Francês do Brasil)

O 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Varilux) acontece de 27 de novembro a 10 de dezembro, com sessões em salas de todo o país e uma delegação artística de peso. Estão confirmados: Isabelle Huppert, Pierre Richard (homenageado), as diretoras Valérie Donzelli e Fabienne Godet, o diretor Victor Rodenbach e os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé, com agendas no Rio e em São Paulo; Huppert também participa de pré-estreia em Salvador.

Valérie Donzelli, recém-premiada em Veneza pelo roteiro de “Mãos à Obra” (A pied d’œuvre), apresenta o novo longa estrelado por Bastien Bouillon, vencedor do César de Revelação (2023) e parceiro da diretora desde “A Guerra Está Declarada”. Bouillon também integra “O Segredo da Chef” (Partir un jour), abertura de Cannes deste ano. Já Salif Cissé chega ao festival impulsionado por “Voz de Aluguel” (Le Répondeur) e “Os Bastidores do Amor” (Le Beau Rôle), comédia de estreia em longa do diretor Victor Rodenbach.

Fabienne Godet, diretora e roteirista de “Voz de Aluguel”, retoma ao Brasil com obra que dialoga com sua filmografia sensível às relações humanas e à identidade. Victor Rodenbach apresenta “Os Bastidores do Amor”, sobre um casal de atores em crise quando um deles migra para o cinema, em chave metalinguística sobre criação, vaidade e intimidade.

Homenageado desta edição, Pierre Richard desembarca para sessões especiais e a estreia de “Sonho, Logo Existo” (L’homme qui a Vu L’ours qui a Vu L’homme), marcando seu retorno à direção após quase três décadas. Sua trajetória será celebrada com retrospectiva de clássicos como “A Cabra”, “O Brinquedo”, “Os Fugitivos”, “Loiro, Alto e de Sapato Preto” e “Um Sopro entre os Dentes”, coroando uma carreira premiada e de alcance internacional.

Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR
hashtag: #FestCineFrancêsBR

Cinema é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário