Mostra celebra 150 anos do artista com 500 itens e foco no “Sul Global”

O CCBB São Paulo recebe a exposição internacional Joaquín Torres García – 150 anos, inédita no Brasil, como um dos destaques da programação de férias. Em cartaz até 9 de março de 2026, a mostra reúne cerca de 500 itens entre obras e documentos — de pinturas e desenhos a manuscritos, maquetes e os famosos brinquedos de madeira (“juguetes”) produzidos pela família do artista uruguaio. (Fonte: texto enviado pelo usuário.)
Com curadoria de Saulo di Tarso em colaboração com o Museo Torres García e organização da Cy Museum, a exposição apresenta, pela primeira vez no país, um conjunto amplo e diverso que inclui peças saindo das reservas técnicas do museu uruguaio. Concebida para o circuito dos Centros Culturais Banco do Brasil, a itinerância começa em São Paulo e segue para Brasília (março de 2026) e Belo Horizonte (julho de 2026), revisitando os 150 anos de nascimento do artista (1874–1949) sob uma perspectiva latino-americana. (Fonte: texto enviado pelo usuário.)
O percurso aprofunda o “universalismo construtivo” e posiciona Torres García como pensador de alcance global, com atenção especial à experiência pedagógica do Taller Torres García. A mostra explica como essa escola defendia uma arte latino-americana autônoma — que buscasse símbolos, raízes e referências próprias, em vez de depender de matrizes europeias e norte-americanas —, ideia sintetizada no célebre gesto de inverter o mapa do continente, com o lema “Nuestro norte es el sur”. (Fonte: texto enviado pelo usuário.)
Além do núcleo histórico, a exposição abre diálogo com desdobramentos e tensões do legado do artista, reunindo artistas e instituições de diferentes países e coleções brasileiras como MASP e Pinacoteca. A expografia de Stella Tennenbaum, inspirada na linha do Tratado de Tordesilhas, propõe uma visita “para ser vivida”: um trajeto contínuo que costura salas, manuscritos e símbolos, culminando na presença marcante de América Invertida em formato suspenso na rotunda.
SERVIÇO
Exposição: Joaquín Torres García – 150 anos
Local: CCBB São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Data: 10 de dezembro de 2025 a 9 de março de 2026
Horário: das 9h às 20h, exceto às terças
Gratuito
Itinerância
CCBB SP (Até 9 de março de 2026)
CCBB Brasília (31 de março a 21 de junho de 2026)
CCBB BH (15 de julho a 12 de outubro de 2026)
Exposições é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





