Clima Seguro vence hackathon em Curitiba e mostra economia com prevenção de desastres

Três estudantes paulistas desenvolveram a plataforma Clima Seguro, uma solução que usa inteligência artificial e modelagem matemática para mapear áreas de risco e estimar o impacto financeiro de desastres ambientais. A ferramenta compara cenários e quantifica quanto prefeituras podem economizar quando investem em obras e políticas de prevenção, trazendo o custo da inação para o centro das decisões públicas.
O projeto venceu a etapa de Curitiba do hackathon Devs de Impacto após uma maratona de 36 horas, reunindo 59 desenvolvedores com o tema clima. A equipe, formada por Davi Jesus (19), Thiago Volcati (20) e David Nascimento (20), todos do Inteli (SP), recebe R$ 20 mil e US$ 1,5 mil em créditos de API, com mentoria de especialistas ao longo do desafio.
Além de estimar probabilidade e severidade de eventos extremos por região, a plataforma traduz esses riscos em números orçamentários, comparando perdas potenciais com investimentos preventivos. Isso facilita priorizar intervenções, buscar financiamentos e justificar planos de adaptação climática com base em dados.
O movimento Devs de Impacto é realizado por iMasters e ApplyBrasil, com apoio do ecossistema de IA e produção da NewHack, promovendo edições presenciais pelo país com foco em soluções sociais escaláveis. Ao integrar tecnologia, gestão pública e clima, a Clima Seguro sinaliza como análises preditivas podem reduzir vulnerabilidades e otimizar recursos em municípios.
Tech é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





