Escuta aqui! Paço das Artes abre mostra de arte sonora em SP

Exposição inaugura em 28/02, com Sonora Paço de volta e ação do Novas Frequências na abertura

Metacircuito n2, 2018, de Paulo Nenflidio

No dia 28 de fevereiro, a partir das 13h, o Paço das Artes inaugura a exposição coletiva de arte sonora “Escuta aqui!”. A abertura marca também o retorno do Sonora Paço, que em 2026 recebe uma ação da plataforma Novas Frequências, dedicada à música experimental, de vanguarda e à arte sonora.

Com curadoria de Renato De Cara, “Escuta aqui!” reúne obras que deslocam o olhar para a escuta, propondo poéticas criadas por linguagens sonoras que vão além do visual. O recorte parte da ideia de que o Brasil é um território historicamente produtor de sonoridades — entre o erudito e o popular — e que sons, gestos e tentativas de troca cultural atravessam nossa história como formas de encontro e de conflito.

A exposição costura diferentes materiais e procedimentos, indo de “traquitanas” e engenhocas a estruturas mais digitais e imersivas. Estão presentes, por exemplo, as bugigangas sonoras de Adriano Castelo e as máquinas retrofuturistas de Paulo Nenflidio; os embriões sonoros de Corcione, que partem do barro; e a embarcação de Jerona Ruyce, entre a mística, o lúdico e o popular.

Em outra chave, a mostra traz o canto do povo tikuna em um vídeo interativo produzido por Daniel Lima, além da ambiência sonora e visual criada por Lucas Rampazzo. Vitor Bossa revisita com ironia a pesquisa musical de Mário de Andrade, Sara Lana homenageia percursos de Guimarães Rosa e conversas do sertão, e o percurso se completa com Vivian Caccuri e Cildo Meireles, em trabalhos que exploram triângulos revisitados e outras materialidades sonoras.

Como “faixas extras”, o público encontra um recorte do acervo do Museu das Culturas Brasileiras, com instrumentos populares de época, e uma cabine de audição de LPs. Nela, o visitante pode escolher discos de artistas e projetos que também investigam e brincam com sonoridades, como Aguilar e Banda Performática, a banda Cão, Chelpa Ferro, Chiara Banfi, Cildo Meireles, Kauê Garcia, Marcelo Silveira, Raphael Escobar e Vivian Caccuri.

A abertura ainda conecta a mostra a um circuito ao vivo: o Sonora Paço retorna em 2026 propondo experimentações e um percurso entre som, corpo e espaço. A programação do dia inclui Natasha Xavier, com uma escuta expandida do ordinário; Marcelo Gerab, com paisagens imersivas a partir de sintetizadores modulares; Levi Keniata (coletivo Nebulosa), em improviso com cavaquinho atravessando funk, samba e eletrônica; e João Kombi em performance conjunta com Maristela Estrela, num diálogo entre drones, ruídos e presença.

Serviço | Exposição “Escuta aqui!”
Abertura: 28 de fevereiro, às 13h
Período de visitação: de 28 de fevereiro a 03 de maio de 2026
Horários: terças a sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h
Endereço: Paço das Artes | Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Ingresso: gratuito

Música é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário