Mostra une América do Sul e Sudeste Asiático em diálogos sobre arte e ambiente

A Almeida & Dale inaugura em 8 de novembro a coletiva Ecos e miragens, parte do programa Perspectivas Transoceânicas concebido por Yudi Rafael, que assina a curadoria ao lado de Carlos Quijon Jr. A exposição propõe um encontro de afinidades entre práticas artísticas da América do Sul e do Sudeste Asiático, ampliando o debate sobre ecologia a partir de diferentes contextos.
A seleção reúne obras raramente vistas no país, com nomes como Ho Tzu Nyen, Lang Jingshan e Nguyễn Trinh Thi, além de inéditos das brasileiras Alice Shintani e Marina Woisky. Também participam Bagus Pandega, Emilia Estrada, Jaider Esbell, Bernaldina José Pedro, Lesley‑Anne Cao, Maria Thereza Alves, Pratchaya Phinthong e Priyageetha Dia, entre outros.
Transitando da cerâmica ao audiovisual, passando por instalações e objetos com mecanismos eletrônicos, a mostra entende a obra como “aparato” capaz de transfigurar ecologias em formas e idiomas. Paisagem como testemunha histórica, impactos do extrativismo e a defesa de modos de vida indígenas surgem em diálogo poético e crítico entre territórios.
No eixo formal, as montagens fotográficas de Lang Jingshan dialogam com as estruturas escultóricas de imagens de Marina Woisky; Lesley‑Anne Cao aciona o livro como dispositivo, enquanto Alice Shintani apresenta Menas e intervém na fachada da galeria. O conjunto articula miragens e ecos que conectam histórias, materiais e imaginários.
Expo é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





