Diversos coletivos marcam festival

Teatro, música, documentário e diversos coletivos marcam festival do Bando Trapos na zona sul de SP

Teatro, música, documentário e diversos coletivos
Foto: Carolina

Em meio a uma profusão de linguagens e reunindo vários coletivos, o festival Celebração Poranduba -Edição Sobre Rodas acontece de 7 a 10 de agosto em diversos locais da zona sul de São Paulo de forma gratuita. Idealizado pelo coletivo teatral Bando Trapos, o projeto tem parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro e com o apoio da 40ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O festival marca a estreia da companhia na curadoria e organização de um festival do próprio grupo.

A programação conta com intervenções artísticas, sessões de música ao vivo, exibições do documentário Terristória Poranduba seguidas de Caldos e Causos, e apresentações dos processos criativos dos integrantes do Bando Trapos. As atividades acontecem na Praça do Campo Limpo, Chácara do Jockey e a nova sede do coletivo teatral Bando Trapos. A iniciativa tem como objetivo principal ouvir e contar  histórias de e para o território, em diversas linguagens, em espaços parceiros, recebendo grupos e artistas que dialogam com a pesquisa na questão do encontro, a troca, a celebração.

Além do Trapos, o público pode ver trabalhos de coletivos como Cia Teatral as Graças, Cia dos Inventivos, Dêssa Souza e os Juremas, Ciclistas Bonequeiros, Sarau do Binho, Cia. Madeirite Rosa, Bando Mukuvu Cia Cênica, Brava Companhia, Congada de São Benedito de Cotia.

Teatro, música, documentário e diversos coletivos
Foto: Bella Badaró

“As rodas sobre as quais nos movemos pelo mundo afora também são as rodas que nos acolhem quando voltamos e temos histórias pra contar. Sobre Rodas é nossa Poranduba. Nosso caminhar também é feito em rodas, afinal, não caminhamos só. E são tantas boas companhias que encontramos ao longo dessas estradas rodadas que queremos celebrar com elas por aqui, nosso terreiro cheio de curvas e ladeiras”, ressalta Daniwel Trevo.

O Bando Trapos conta com sede no Campo Limpo – Zona Sul da Cidade de São Paulo. Seus trabalhos possuem forte influência de elementos da cultura popular vivenciadas no bairro e caminha em direção a uma pesquisa imersa pelo território, bebendo das inúmeras formas e linguagens, e absorvendo as suas histórias. Na medida que se nutre desse território, participa de sua construção poética.

O grupo nasceu no ano de 2014 e atualmente possui repertório com os seguintes espetáculos: Mephisto Injustiçado (2013); Foi o que ficou… do Bagaço (2015), O Pequeno Circo de Trapos (2017), experimento cênico Vozes do Campo Limpo (2019), Pirajussara Vozes à Margem (2021), o cortejo-intervenção Patuscadas de Quintal, e o ciclo de contação de histórias “TerriStórias” criados pelo grupo em 2024.

Teatro, música, documentário e diversos coletivos
Foto: Bella Badaró

 

Festival é Semana Pop

Fonte: Adriana Balsanelli

Saiba mais em:Badi Assad e Orquestra Mundana Refugi

Veja mais vídeo:   Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club

Veja também:   Primeira Mostra de Cinema Haitiano no Brasil

Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine

Acesse o Site de Yuri Mine

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

 

 

 

 

Compartilhe :

Deixe seu comentário