Dinossauro, rock, criança!

Os filmes de dinossauros é uma parte interessante da cultura pop e são muito populares, principalmente com as crianças. Mesmo que essas criaturas estejam extintas há milhões de anos, elas ainda continuam vivas na imaginação dos pequenos. Não há criança que resista a um dinossauro! Lembro da filha de uma amiga, a Kathe, que há alguns anos possuía diversos tipo de pelúcia e brinquedos, a paixão era tanta que eu a apelidei de Kathessaura 🦖.

Mas as crianças crescem. Então em homenagem ao aniversário da minha eterna dinossaura preferida, fiz uma lista dos melhores filmes dos répteis da pré-história que você precisa assistir!

 

O Mundo Perdido (1925) e Mil Séculos Antes de Cristo (1966)

Vou começa com dois clássicos, da época onde filmes com dinossauros utilizavam técnicas de stop-motion para dar vida as criaturas. O Mundo Perdido de Harry O. Hoyt, teve seus efeitos especiais feitos por Willis O’Brien (que também fez os efeitos especiais de King Kong, uma revolução na época) e narra a história de um paleontologista que vem a Amazônia caçar dinossauros. Está disponivel na Biblioteca do Congresso Americano para livre exibição.

Já Mil Séculos Antes de Cristo, do diretor Don Chaffey (Jasão e os Argonautas), tem no elenco Raquel Welch (Viagem Fantástica), e se passa em um momento especulativo da pré-história habitado por humanos e dinossauros. Rachek Wekch afirmu-se como uma sex symbol na época após esse filme. Disponível da Apple TV+, em países selecionados.

 

Em Busca Do Vale Encantado (1988)

Antes de dirigir ‘Jurassic Park’, Steven Spielberg já havia se aventurado na temática ao produzir a animação ‘Em Busca do Vale Encantado’.

Na trama do longa, o grupo de amigos formado por Littlefoot, Saura, Espora, Patassaura e Petrúcio, pequenos e encantadores dinossauros, precisa unir forças para encontrar o Vale Encantado, depois de se perderem de suas famílias. Enfrentando predadores e as forças da natureza, eles aprendem lições de vida e a importância do trabalho em equipe.

Onde assistir: Claro Video, Google Play, Amazon Prime e Apple TV+

 

Jurassic Park (1993)

Após produzir a animação infantil em 1988, Steven Spielberg  partiu em busca de um filme de dinossauros para chamar de seu. Em 1993, o diretor lançava nos cinemas a obra Jurassic Park, considerado até hoje um marco dos efeitos digitais.

 

A trama cona a história do magnata John Hammond (Richard Attenborough) construiu um parque temático onde as principais atrações são dinossauros clonados a partir de DNA fossilizado. Após uma tragédia envolvendo um dos répteis, um trio de especialistas vai até o parque para averiguar a segurança do local. Porém, um novo acidente coloca a vida de todos em risco.  Jurassic Park foi vencedor de três Oscars em 1994, incluindo Melhor Efeitos Visuais.

Disponível no Amazon Prime Video, Netflix, Disney +.

 

Jurassic Park 2: O Mundo Perdido (1997)

Com o sucesso arrebatador do primeiro filme, uma sequência de Jurassic Park foi lançada nos cinemas em junho de 1997. O segundo capítulo conta com Julianne Moore, Pete Postlethwaite, Vanessa Chester, Vince Vaugh e Arliss Howard no elenco, além do retorno de Jeff Goldblum e Richard Attenborough.

 

Anos após os eventos do primeiro longa, o empresário John Hammond descobre que há um território inexplorado de dinossauros. Ele convoca o matemático Ian Malcolm (Goldblum) para investigar a nova região, antes que uma equipe de pesquisadores comandadas por um rival seu chegue antes.

Está disponível no Amazon Prime Video, Netflix, Disney+.

 

Dinossauro (2000)

No início do novo milênio que a Disney, após passar décadas produzindo apenas animações em 2D, resolveu investir em produções feiras no computador (a Pixar vaio a ser adquirida pela empresa em 2006). O longa da empresa totalmente trabalhado nos computadores doi Dinossauro, dirigido por Ralph Zondag e Eric Leighton.

O protagonista da trama é Aladar, um iguanodonte órfão que foi criado por lêmures. Ao chegar à vida adulta, o dinossauro decide partir em busca de um vale secreto para sobreviver junto com outros animais herbívoros, já que uma chuva de meteoritos põe em dúvida a existência dos dinossauros na Terra.

 

King Kong (2005)

Anos antes da entrada de King Kong no Monsterverse da Warner, o cineasta Peter Jackson, famoso pela trilogia de O Senhor dos Anéis, conduziu mais um remake do famoso macaco gigante. Intitulado King Kong, a obra se baseia no filme clássico de 1933, mas faz extenso uso de dinossauros em 3D.

A nova versão conta com um elenco estelar, incluindo Jack Black (Kung Fu Panda), Naomi Watts (O Castelo de Vidro), Adrien Brody (O Pianista) e Andy Serkis (Luther – O Cair da Noite).

Na década de 1930, em plena Grande Depressão, a atriz falida Ann Darrow (interpretada por Naomi Watts) aceita um trabalho no filme do diretor Carl Denham (interpretado por Jack Black). Ele planeja realizar as filmagens na Ilha da Caveira, uma ilha isolada na Ásia. Ao chegarem no local, o grupo se depara com um cenário pré-histórico onde o rei é King Kong.

O filme está disponível na Globoplay e Prime Video.

 

A Árvore da Vida (2011)

O diretor Terrence Malick, conhecido pelos filmes Além da Linha Vermelha (1998) e Cinzas no Paraíso (1978), revolveu adicionar dinossauros à um drama em seu filme A Árvore da Vida.

No longa que se passa na década de 1950, o casal O’Brien (interpretado por Brad Pitt e Jessica Chastain) cuidam do pequeno Jack, um dos três filhos do casal, de forma bastante rigída. Já adulto, Jack (Sean Penn) fica abalado com a morte de um dos seus irmãos. O evento faz com que ele tente se reconciliar com o pai, ao mesmo tempo em que reflexões sobre a criação do universo são mostradas no filme.

Fazem parte do elenco Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn e Fiona Shaw. Está disponível na Amazon Prime Video.

 

O Bom Dinossauro (2015)

Esse filme eu assisti muitas vezes com a Kathe! Mesmo sendo produzido pela já poderosa Pixar, de Toy Story (1995) e Procurando Nemo (2003), O Bom Dinossauro não tem tanta popularidade. No entanto, a história chama a atenção daqueles que gostam de aventuras fantasiosas com os gigantes répteis.

Em um passado alternativo, o asteroide que causou a extinção dos dinossauros passa longe da Terra, permitindo a coexistência dos répteis com os seres humanos. Nesse cenário, o simpático apatossauro Arlo conhece Spot, um garoto das cavernas. A amizade entre os dois, porém, causa estranheza entre os familiares de Arlo.

Com uma narrativa cativante e personagens memoráveis, O Bom Dinossauro oferece uma experiência única para os fãs de aventuras animadas.

Disponível no está no catálogo do Disney+

 

Jurassic World (2015)

Depois de quase quase quinze anos, um novo filme da franquia Jurassic Park chegou as telas dos cinemas em junho de 2015.

Jurassic World, contou com Colin Trevorrow (O Livro de Henry) na direção, além de Chris Pratt (franquia Guardiões da Galáxia), Bryce Dallas Howard (Black Mirror), Judy Greer (Halloween), Vincent D’Onofrio (Demolidor) e Irrfan Khan (A Vida de Pi) no elenco.

Muito tempo após os eventos de Jurassic Park, um novo parque é reerguido sobre o antigo. A nova atração do lugar é um dinossauro geneticamente modificado chamado Indominus Rex. Após a fuga do animal, cabe ao especialista em dinossauros Owen (Pratt) salvar o máximo de pessoas possível. Jurassic Wold conseguiu reativar o interesse do público na saga, que em breve terá um novo episódio.

Está disponível na Amazon Prime Video, Netflix, Disney+ e Telecine.

 

Kong: A Ilha da Caveira (2017)

Apesar de não ser um filme especificamente de dinossauros, o gigante King Kong ganhou uma nova franquia nos cinemas graças ao “MonsterVerse”. Em Kong: A Ilha da Caveira, o gigante gorila aparece em uma nova história de origem repleta de astros de Hollwood. Fazem parte do cast Tom Hiddleston (Loki), Samuel L. Jackson (Invasão Secreta), Brie Larson (As Marvels), John Goodman (Monarch: Legado de Monstros) e John C. Reilly (Guardiões da Galáxia).

O longa se passa na década de 1970, quando o agente americano Bill Randa (Goodman) contrata os serviços do mercenário James Conrad (Hiddleston) para mapear uma península secreta conhecida como Ilha da Caveira. Conrad lidera uma equipe militarizada para realizar o serviço, mas eles não esperavam que a região fosse habitada por monstros gigantescos (que não são dinossauros conhecidos, apesar do tamanho descomunal) que querem caçar todos os visitantes.

Está disponível na Max.

 

É isso. Feliz aniversário Kathe, e uma boa maratona com sus pets preferidos 🙂

 

Streaming é Semana Pop

 

Estrela de The Boys conta tudo sobre a próxima temporada

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

 

Compartilhe :

Deixe seu comentário