Quatro dias gratuitos com cortejos, mariachis, altares e 120 tendas de comida

O Memorial da América Latina recebe, nos dias 1, 2, 8 e 9 de novembro, das 11h às 21h, a 6ª edição do Festival Día de Muertos, maior celebração mexicana fora do México e a segunda maior do mundo. Promovido pela Art Shine e pelo Consulado do México, o evento dobrou de tamanho e espera mais de 200 mil pessoas ao longo dos quatro dias, com entrada gratuita.
A programação celebra as raízes e a potência criativa das ruas com cortejos, shows, performances e ringue de Lucha Libre, além de oficina gratuita de luta. Diariamente, grupos de mariachis sobem ao palco, e o Concurso de Catrinas e Catrins terá categorias masculina, feminina e infantil. São 35 maquiadores profissionais com serviços a partir de R$ 60, espaço kids e um ambiente pet friendly para toda a família.
Na gastronomia, 28 representantes da culinária mexicana dividem a cena com mais de 120 tendas e food trucks. O público encontra clássicos e releituras contemporâneas, com opções para todos os gostos, incluindo alternativas vegetarianas e veganas, em nomes como Taqueria La Sabrosa, Taqueria Atzi, La Buena Onda, La Mexicana, Santo Patron, El Tambo, Los dos Taqueria, Dedo de La Chica e Vaca Pollo Sancho.
A Galeria Marta Traba recebe a exposição “Altares de Día de Muertos 2025”, em homenagem às Mulheres Indígenas, com participação do Museu das Culturas Indígenas e instalações de artistas como Maurício Kiffer, Tânia Pastrano, Renato Soares e Flávia Vazzoler, além de uma parede de rostos femininos por Marco Aurélio Bispo, Lucas Piva e Felipe Machado. Com 100 artistas envolvidos e 1,5 mil postos de trabalho temporários, o festival reforça seu impacto cultural, social e econômico na cidade.
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.