Kinoforum leva 10 curtas de SP e Amazônia ao maior festival mundial de curtas

A Kinoforum, Spcine, Embratur e Instituto Guimarães Rosa levam 10 curtas-metragens brasileiros recentes ao Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, na França, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Considerado o maior do mundo no formato e segundo maior festival francês após Cannes, o evento reúne 9 mil inscrições globais e 173 mil visitantes.
A Kinoforum apresenta o programa Brazilian Shorts from São Paulo no Short Film Market em 3 de fevereiro: “Xicas” (Asaph Luccas), “Madrugada no Edifício Terezinha” (Cesar Cabral e Renato José Duque), “Debutantes – E os Momentos Antes, Tiw?!” (Deley), “Sandra” (Camila Márdila) e “Replikka” (Heloisa Passos e Piratá Waurá), com presença dos diretores.
No dia 5, Brasil com S foca a Amazônia com curtas da Embratur: “Amassunu – O Ruído das Águas” (Juliana Boechat e Venusto), “O Retorno” (César Meneghetti e Mario Gianni), “Te Vejo na Próxima Saída do Boi” (Keila Sankofa), “Beira” (Marcela Bonfim) e “Bici – A História de uma Bicicleta no Afuá” (Otoniel Oliveira).
O estande Brazilian Shorts oferece suporte a todos os brasileiros presentes, com Meet & Greet para distribuidores internacionais. A Kinoforum viabiliza viagem de Kauan Okuma Bueno (“FrutaFizz”, Competição Internacional) e Daniella Saba (“Mira”, Competição Nacional), além de ajuda de custo para outros selecionados.
A ação forma 10 realizadores do NextFrame São Paulo para inserção global, conectando São Paulo ao mercado audiovisual internacional. Filmes brasileiros também competem oficialmente com “Samba Infinito” (Leonardo Martinelli), “O Rio de Janeiro Continua Lindo” (Felipe Casanova) e outros.
A parceria promove o Kinoforum 2026 (20-30 de agosto, inscrições em fevereiro), reforçando São Paulo e Rio como polos de curtas. Clermont-Ferrand vira vitrine da diversidade inventiva do cinema brasileiro contemporâneo para o mundo.
Filmes
é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





