Filme da Netflix foca nos anos de Harvard e não convence

A Netflix recrutou o diretor Janus Metz para contar a história de Ted Kaczynski, o prodígio da matemática que se tornou o assassino conhecido como Unabomber — que também dá nome ao filme. Escrito por Sam Chalsen e Nelson Greaves, o longa não é um panorama de nascimento à morte de Kaczynski, mas foca no período em que ele estudou na Universidade de Harvard, onde participou de um estudo psicológico brutal que, na visão do filme, pode ter ajudado a formar a visão anárquica de mundo que acabou levando aos seus atos infames. Enquanto isso, o streamer mantém Ryan Murphy ocupado investigando os motivos de assassinos como Dahmer, os irmãos Menendez e Lizzie Borden.
Nunca mind que o próprio Kaczynski já tenha dito que o estudo, conduzido pelo professor de psicologia Henry Murray, não teve muito efeito em sua vida. “Unabomber” parte do pressuposto de que teve: que o experimento cruel — e depois condenado — de destruir os princípios filosóficos dos participantes teria alimentado uma fúria contra a academia, a tecnologia e as universidades tão feroz que Kaczynski decidiu se vingar. Talvez por não achar esse argumento forte o suficiente, o filme ainda acrescenta uma trama ambientada nos anos 1990, cobrindo os dias que antecederam a captura do criminoso em Montana.
Ambas as narrativas tratam de pessoas tentando penetrar a psique de Kaczynski e encontrando apenas mais perguntas. Nos anos 1950, nos corredores envernizados de Harvard, vemos um gênio perspicaz — Kaczynski tinha apenas 16 anos quando começou a faculdade — ver sua inteligência, curiosidade e ingenuidade serem usadas contra ele, endurecendo suas crenças mais radicais em ideologia. Nos anos 1990, observamos pessoas comuns tentando decifrar pistas do manifesto do criminoso, marcadores que poderiam entregar algo crucial.
Segundo a crítica, essas análises gêmeas são simplistas e pouco esclarecedoras. A trama de investigação é tão genérica que chega a mostrar uma agente do FBI colocando uma pilha de documentos sobre a mesa e dizendo: “Falem comigo”. A parte dos anos 1950 ao menos consegue evocar um clima soturno de meados do século, no nervosismo do início da Guerra Fria, quando a academia colaborava com agências do governo — chegando a lembrar o injustiçado “O Bom Pastor”, de Robert De Niro. As conclusões dessa metade, porém, são tão pouco persuasivas quanto tudo o que acontece 40 anos depois.
Parte da culpa é do roteiro rígido e cheio de clichês. Mas parte recai sobre o ator que vive Kaczynski: Jacob Tremblay, que escapou há tempos dos confinamentos de “O Quarto de Jack” e, aos 19 anos, se vê nesse lamaçal. Seus traços juvenis realmente se parecem com os de Kaczynski naquela idade, mas Tremblay tem dificuldade em evocar as tempestades voláteis da mente do personagem. Com a voz falhando e os olhos arregalados de alarme, ele comunica a juventude, mas tudo soa mimado e insouciente em vez do início de uma verdadeira ameaça. O ator, aliás, esteve melhor em seu outro filme recente sobre extremismo, “Sovereign”, de 2025.
Como Murray, Russell Crowe desengaveta o visual professoral dos tempos de “Uma Mente Brilhante” e entrega uma atuação protocolar de fachada afável escondendo motivos sinistros. Acreditamos que Murray, de alguma forma, se importa com Kaczynski — ou ao menos que está impressionado com a habilidade do aluno —, mas não o suficiente para interromper seu trabalho predatório. O retrato não vai muito além disso, em parte porque, na maior parte do experimento, Murray está fora da sala. Kaczynski acaba digladiando com um colega mais velho e arrogante, vivido pelo competente Gus Halper. Tivessem Tremblay e Crowe mais oportunidades de se enfrentar cara a cara, algo na produção poderia ter pegado fogo.
Em vez disso, “Unabomber” arrasta seu roteiro, alternando entre os dias sombrios da faculdade e uma caçada do FBI tediosamente genérica. Na última parte, Shailene Woodley faz o possível para dar textura à sua agente rebelde, Joanne, mas tem pouco com o que trabalhar. Os cineastas ainda dão a ela um breve momento humanizador no final, uma cena de choro catártico ao processar tudo o que viveu — que a crítica aponta como uma cópia descarada do encerramento de “A Hora Mais Escura” (Zero Dark Thirty), sem o mesmo impacto na segunda vez.
Ao assistir “Unabomber”, fica a sensação de falta de uma versão mais inteligente, sofisticada e profunda dessa mesma história em dois tempos. Um filme melhor sobre o que pode ter radicalizado Ted Kaczynski e sobre como ele foi capturado poderia ser surpreendente e revelador, complicando a ideia pública do criminoso como mero louco renegado. Mas o longa entrega apenas a versão mais básica e óbvia disso: tem todas as marcas de um trabalho final escrito por um aluno que acertou todas as datas, mas não encontrou o verdadeiro significado por trás da história.
Filmes é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





