Mostras paraenses, japonesa e africana agitam feriado com oficinas e imersão

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta fevereiro plural com mostras que conectam Brasil e mundo, ideal para quem busca cultura além da folia carnavalesca. A programação celebra diversidade com entradas acessíveis, ocupando feriados em atividades para todas as idades no coração carioca.
A partir de 11/02, Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará reúne 11 artistas amazonenses de três gerações, revelando a floresta por olhares femininos únicos. A exposição ganha imersão multissensorial com óculos VR, instalação aromática e oficinas participativas, transformando imagens em experiência viva.
Cinema domina com Mostra do Cinema Japonês (11-13/02), exibindo obras contemporâneas inéditas no circuito comercial, em parceria com Consulado do Japão e Fundação Japão. O Cinema Anticolonial de Sarah Maldoror traz retrospectiva da cineasta franco-guadalupense, pioneira nos movimentos africanos de independência e primeira mulher a dirigir longa no continente.
Na Cinemateca do MAM-CCBB, Os Albertos resgata histórias culturais brasileiras pouco conhecidas pelos historiadores Alberto Camarero e Alberto de Oliveira. Viagem exibe clássicos sobre deslocamentos humanos, de Alice nas Cidades (Wim Wenders) a Diários de Motocicleta (Walter Salles), convidando reflexões sobre migração e jornada.
Famílias curtem CCBB Educativo com contação de histórias, laboratórios de arte e brincadeiras ligadas à Viva Mauricio, como amarelinha e jogos de roda. Últimos dias para Manguezal (ecossistema vivo), Chuva na Caatinga (teatro infantojuvenil sobre Henfil) e filmes de Todd Haynes (New Queer Cinema).
Durante Carnaval, CCBB abre sábado e domingo (14-15/02, 9h-18h), fecha segunda e terça (16-17), reabre quarta (18, 12h-20h), com atendimento especial domingo às 8h para PCDs intelectuais/mentais.
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





