Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição

Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição Rio de Janeiro, XIX-XXI

Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição
Gravura do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, publicado em 1836. Vista da Nossa Senhora da Glória e barra do Rio de Janeiro, de Johann Jacob Steinmann. Coleção Ema Klabin.

Diante do sucesso de público, a Casa Museu Ema Klabin anuncia a prorrogação da exposição Rio de Janeiro, XIX-XXI até o dia 15 de setembro. A mostra, que teve início em 11 de maio, apresenta um álbum raro de gravuras do século XIX sobre o Rio de Janeiro, além de intervenções contemporâneas do artista PV Dias.

Em destaque, a exposição apresenta um conjunto de 12 gravuras do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836, um dos primeiros a retratar a cidade do Rio de Janeiro na Europa, destacando a exuberância da paisagem natural, mas sem revelar as tensões e conflitos da época.

Em diálogo, a série Disse-me-disse de PV Dias insere figuras contemporâneas nas gravuras de Steinmann, questionando a passividade das imagens e propondo uma nova leitura da paisagem carioca. PV Dias também fez intervenções em outras obras da Coleção Ema Klabin, como Rio de Janeiro de Tarsila do Amaral, Vista de Olinda e Igreja de São Cosme e Damião de Frans Post, e Retrato feminino de Emiliano Di Cavalcanti.

Reflexões e Propostas

A exposição convida o público a refletir sobre como as imagens da paisagem carioca podem ir além da tradição e registrar a realidade e identidade de forma mais complexa. PV Dias, assim como outros artistas contemporâneos, questiona noções de pertença e territorialidade, propondo uma nova narrativa visual.

Catálogo

O público pode levar para casa o catálogo recém lançado da exposição Rio de Janeiro, XIX-XXI, que inclui textos dos curadores Paulo de Freitas Costa e Janaina Damaceno; da curadora-adjunta Ana Paula Rocha; do diretor e do vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita, Alexandre Macchione Saes e Hélio de Seixas Guimarães; e da pesquisadora Isabella Perrotta. A publicação traz ainda uma entrevista com o artista PV Dias e imagens das gravuras de Steinmann, restauradas e pertencentes à Coleção Ema Klabin.

Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição
Obra Aqueles que pintam o Rio de Janeiro, intervenção do artista PV Dias em Rio de Janeiro (1923) de Tarsila do Amaral, que integra a Coleção Ema Klabin. Adesivo retroverso em vinil.

Visitas mediadas

Além das visitas livres, de quarta a domingo, das 11h às 18h, a Casa Museu Ema Klabin também recebe o público para visitas mediadas à exposição. Nelas, o Educativo da casa museu propõe uma conversa sobre a paisagem brasileira, suas populações e como elas foram retratadas pelo olhar dos pintores europeus.

As visitas mediadas à exposição serão realizadas nos dias 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de agosto (sextas e domingos), das 14h30 às 15h30.

Serviço:

Exposição Rio de Janeiro, XIX-XXI

Souvenirs de Rio de Janeiro, Johann Jacob Steinmann, 1836 e Série Disse-me-disse, PV Dias, 2024

Prorrogada até 15 de setembro de 2024

Visitas livres

quarta a domingo das 11h às 17h com permanência até às 18h

Visitas mediadas

sextas-feiras: 9, 16 e 23 de agosto

domingos: 11, 18 e 25 de agosto

das 14h30 às 15h30

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP

Entrada franca, com sugestão de contribuição voluntária*

A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.

O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição
Intervenção de PV Dias na gravura do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, publicado em 1836. Vista da Nossa Senhora da Glória e barra do Rio de Janeiro, de Johann Jacob Steinmann. Coleção Ema Klabin.

 

Acesse nosso site e redes sociais

Site: https://emaklabin.org.br

Instagram: @emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-

ema-klabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

X: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Music On é Semana Pop

Fonte: Tudo em Pauta

Saiba mais em:   Espetáculo Internacional de Mágicas

Veja mais vídeo:   Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club

Veja também:   Parárraiá recebe 150 mil pessoas

Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine

Acesse o Site de Yuri Mine

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário