Filme resgata a companhia que levou a cultura afro-brasileira aos palcos do mundo

O canal Curta! e a plataforma CurtaON estreiam “Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo”, documentário que recupera a trajetória da companhia criada nos anos 1950 e vencedora em festivais como o In-Edit Brasil. A estreia integra a programação do Mês da Consciência Negra, que terá produções inéditas em novembro, incluindo maratona especial no dia 20.
Com direção de Joel Zito Araújo e produção da Impulso, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual, o filme combina depoimentos de ex-integrantes (Haroldo Costa, Gino Askanasy, Valter Ribeiro, Domingos Campos), vasto arquivo de imagens e trechos raros de apresentações. O recorte revela o impacto cultural do grupo e o apagamento histórico que cercou sua memória.
Filha de manifestações populares e influências do Teatro Experimental do Negro, a companhia surgiu como Teatro Folclórico Brasileiro, levando dança, música e teatro ao palco com olhar afro-brasileiro. Em turnê europeia no início dos anos 1950, o musical Brasiliana ganhou o mundo e um novo nome, com números que narravam o Brasil do Império ao Carnaval, passando por cenas do cafezal e do mercado da Bahia.
O longa mostra como a Brasiliana virou referência, convivendo com estrelas como Frank Sinatra, Sophia Loren, Nat King Cole e Elizabeth Taylor, enquanto discutia padrões de um meio centralizado por artistas brancos e polêmicas sobre estereótipos. Entre celebração e crítica, o filme sublinha a relevância do grupo na formação da imagem do Brasil no exterior.
O documentário pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma.
Cinema é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





