Baile Noite do Shaft retorna ao IMS Paulista com raiz negra

Evento celebra a história da black music brasileira e dialoga com Gordon Parks

Dom Filó em ação como MC na Noite do Shaft no Renascença Clube em 1972. Crédito: Acervo pessoal Dom Filó

Dom Filó e DJ Nenném conduzem um baile gratuito no IMS Paulista, inspirado no filme Shaft (1971), de Gordon Parks. A festa ocorre no domingo, 7 de dezembro, às 15h, no térreo do centro cultural, em diálogo com a mostra de Gordon Parks em cartaz no IMS. É uma celebração da black music e de suas raízes no Brasil. A programação reforça a importância do encontro entre cinema, música e comunidades negras.

A Noite do Shaft nasceu em 1974, criada pelo produtor cultural Dom Filó no Renascença Clube (RJ). É um marco da chegada da Black Music no Brasil e, no seu nome, presta homenagem ao personagem principal do filme Shaft (1971), símbolo do cinema negro americano. A reedição no IMS preserva esse espírito de dança, resistência e inclusão.

Para o baile, Dom Filó divide o palco com DJ Nenném, e conta com Eduardo Brechó, Valmir Black Power, João Kabelo e as Soul Sisters. A estética de Shaft guia o set, mesclando funk, soul e samba-reggae. A Noite do Shaft tornou-se marco do Movimento Black Rio, símbolo de resistência durante a ditadura e combustível para o surgimento de novas festas e sonoridades.

Além disso, o baile dialoga com a mostra Gordon Parks: a América sou eu, em cartaz no Cinema do IMS Paulista e com a exposição no 7º e 8º andares. O IMS exibe Shaft (1971), O grande golpe de Shaft (1972) e Canção da liberdade (1976), além de curtas do movimento Black Soul. Visitação até 1 de março de 2026, entrada gratuita. As sessões no cinema intensificam o diálogo entre as obras em cartaz.

Music On é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário