“As bestas”, premiado filme espanhol, é tema do Ciclo de Cinema e Psicanálise de maio no MIS
Longa ganhou nove prêmios Goya, principal premiação de cinema da Espanha. Sessão gratuita acontece no dia 07, com debate após a exibição.
A próxima edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise, do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo), apresenta o longa-metragem “As bestas” no dia 07 de maio, às 19h.
Após a exibição, haverá um debate com o psicanalista Cassio Rotenberg e com a advogada Becky S. Korich, com mediação de Luciana Saddi. A sessão é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do museu.
O filme dirigido por Rodrigo Sorogoyen estreou no Festival de Cannes em 2022. Em 2023, o longa ganhou nove prêmios Goya, principal premiação do cinema espanhol, incluindo a categoria de Melhor Filme do Ano.
Na trama, um casal francês se muda para uma vila no interior da Galícia, buscando proximidade com a natureza.
Eles levam uma vida sossegada, plantam vegetais e recuperam casas abandonadas, mas não têm uma boa relação com os outros habitantes. Uma recusa, especificamente, acentua o desentendimento com dois irmãos da vizinhança, levando a situação ao limite.

Sobre o Ciclo de Cinema e Psicanálise
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
“As bestas” por Luciana Saddi
“’As bestas’ é um thriller de suspense dirigido Rodrigo Sorogoyen que conta a história do casal de franceses Antoine (Denis Ménochet) e Olga (Marina Foïs).
Numa pequena vila na Galícia, comunidade autônoma a noroeste da Espanha, eles cultivam verduras orgânicas e restauram casas abandonadas.
Buscam uma vida pacata, quase idílica, em contato com a natureza. A paisagem é formada por montes, pedras e floresta, cenário que sugere a sensação de algo bruto e insuperável. A vila exala pobreza, ignorância e atraso.
O mesmo acontece na relação com os vizinhos, também agricultores e pastores. As divergências entre modos de viver, cultivar a terra e tratar os animais gera turbulência, que rapidamente escala para agressividade.
A questão principal entre os vizinhos parece se situar num conflito sobre a implantação de um projeto de turbina eólica que traria alguma riqueza para os moradores da vila. Será que é apenas isso?
“As bestas” é um filme sobre ódio e inveja, que prende a atenção do espectador em crescente clima de angústia e ansiedade. A crua violência dos personagens não se ampara apenas na xenofobia. O roteiro ainda explora os modos masculino e feminino de lidar com conflitos.
Um filme aparentemente simples, mas eletrizante e inesquecível.”
Sobre os debatedores
Cassio Rotenberg é psicanalista e membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Becky S. Korich é advogada, escritora e autora do livro “Caos e amor” (Ed. Faria e Silva).
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020).
É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise

“As bestas”
(dir. Rodrigo Sorogoyen, Espanha/França, 2022, 137 min, 14 anos)
Local: Auditório MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 07.05, às 19h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 14 anos
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, illycaffè e Sorvetes Los Los.
Fonte: CIA. DA MENSAGEM
Saiba mais em: Semana Pop
Veja mais vídeo: Paul Van Dyk – From Then On World Tour 2017 – Brasil @ Audio club
Veja também: Harmonização
Siga Yuri Mine no Instagram: Yuri Mine
Acesse o Site de Yuri Mine
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.