Nova ativação do MON conecta arte africana tradicional às dinâmicas do contemporâneo, em diálogo franco-brasileiro

Exposição africana do MON ganha novo diálogo com o contemporâneo. O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta a terceira edição da mostra África, Expressões Artísticas de um Continente, enriquecida pela ativação Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil. A inauguração está marcada para 4 de dezembro, na Sala 4, com curadoria de Renato Araújo. O conjunto, reunindo obras do acervo, propõe um encontro entre as expressões da África tradicional e as linguagens do contemporâneo, ampliando o campo de possibilidades para o visitante.
Para Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura, a cooperação entre museus e acervos de continentes diferentes revela novas formas de diálogo e criação. Ela aponta: “Quando obras, narrativas e sensibilidades circulam entre continentes, ampliamos nossa capacidade de reconhecer a diversidade como valor compartilhado”. A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, completa que a ativação reafirma o MON como instrumento vivo de valorização da cultura, levando o visitante a um diálogo entre a arte africana tradicional e sua transversalidade no contemporâneo.
A edição Brasil-França celebra dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países, articulando intercâmbio cultural e artístico por meio de parcerias com a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e o Instituto Tomie Ohtake. O projeto propõe dois caminhos simultâneos: o primeiro, a instalação de vídeo-arte de Josèfa Ntjam (França-Camaronesa) e Tuli Mekondjo (Namíbia), com curadoria de Nadine Hounkpatin; o segundo, “Errâncias: Entre Brasil, França, África e Caribe”, dirigido por Paulo Miyada e Ana Roman, com residências promovidas pelo Instituto Édouard Glissant na Martinica. Obras de Rayana Rayo e José Eduardo Santos resultam dessas ações e ganham destaque na mostra.
Ao redor dessa experiência, o MON reforça sua função de alicerce para a circulação de diálogos entre culturas, consolidando uma trajetória que leva a uma das mais importantes coleções africanas da região. Sobre o MON, ele é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, abrigando acervos nacionais e internacionais em artes visuais, arquitetura e design.
Serviço
“África, Expressões Artísticas de um Continente – Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil”
Inauguração: 4/12, 18h30 – Sala 4
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.




