“A Torre”: Uma jornada poética através do Tarot

A poesia de Thaís Alcoforado explora os arcanos do tarot, traumas e transformações

Divulgação

A autora recifense Thaís Alcoforado estreia no mundo literário com sua obra “”A Torre””, publicada pela editora Primata. A obra faz uma jornada poética através dos arcanos maiores do tarot, abordando temas como traumas, perdas e a força transformadora que emerge dessas experiências. Através da poesia, Alcoforado explora não apenas o arcano que dá nome ao livro, mas também outros seis símbolos do baralho.

O prefácio, escrito pela psicanalista, jornalista e escritora Gabrielle Estevans, aponta que Alcoforado usa o tarot como “”estrutura e língua”” em sua obra. A autora percorre de forma lírica o colapso de relações, arquiteturas familiares e desejos, sem lamentar, mas como um ato ritual de reconfiguração do mundo.

O livro é definido por Alcoforado como um experimento de poesia oracular. Para ela, o tarot é uma ferramenta de introspecção e autorreflexão. Os poemas, nascidos como escrita de sobrevivência e gesto de fé no futuro, ganharam unidade após as oficinas de Escriterapia, conduzidas por Gabrielle Estevans, onde ela percebeu que os textos guardavam conexões e poderiam dialogar com os arcanos.

Thaís Alcoforado é advogada, mestre em Direito Internacional e especialista em estudos de paz e conflito. Sua carreira como trabalhadora humanitária a levou a viver no Senegal, Irã e República Dominicana, antes de chegar ao Panamá, onde atualmente reside. Cercada pela natureza e por animais, reencontrou a escrita e o tarot como práticas essenciais de vida. Foi nesse território silencioso e selvático que “A Torre” ganhou forma.

 

Literatura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário