Sob direção de Hiroshi Koike, artistas do Brasil e do Japão estreiam espetáculo inspirado em livro sobre a Guerra de Canudos
Diante do avanço das IAs (inteligências artificiais) e do surgimento de guerras em todo o mundo, faz-se necessário questionar: o que é o ser humano e para onde a humanidade está caminhando?
E este é justamente um dos cernes de Saudade na Miragem, com direção e dramaturgia do japonês Hiroshi Koike, que tem sua temporada de estreia no Sesc Vila Mariana, de 30 de novembro a 15 de dezembro, com apresentações de quarta a sábado, às 21h; e aos domingos, às 18h.
O espetáculo questiona a relação entre religião, espiritualidade, conflito, e a ambivalência da justiça, propondo uma visão do futuro inspirada pelo livro A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa, que se debruça sobre a Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897.
Danilo Dal Farra, Eduardo Okamoto, Fernando Lufer, Jéssica Barbosa, João Guisande, Júlio Lorosh, Paulo Sokobauno e Yana Piva compõem o elenco de artistas do Brasil, enquanto Jinya Imai e Ichiya Nishikawa são artistas japoneses que integram o time.
Os artistas do Brasil foram selecionados a partir de uma audição que contou com 384 inscrições.
“Movido pela arte do encontro, o Sesc recebe a estreia de Saudade na Miragem, do diretor Hiroshi Koike, cuja presença se dá a partir da longeva parceria com a Fundação Japão São Paulo, dando início às celebrações dos 130 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão, reverberando tanto a pluralidade da cultura japonesa quanto desdobramentos próprios das relações interculturais”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.
Projeto Firebird
O espetáculo faz parte do projeto Firebird e faz residência no CPT – Centro de Pesquisa Teatral.
A iniciativa lançada em 2022, que busca refletir sobre o futuro do mundo a partir de diferentes culturas, propõe a criação e colaboração entre artistas e músicos de diferentes origens da Ásia, Europa e América do Sul.
“O objetivo do projeto é sugerir a coexistência e celebrar as diferenças.
Ser capaz de imaginar a coexistência é mais importante do que nunca, neste momento que o mundo está mudando rapidamente e enfrenta uma crise que afeta todo o planeta Terra.
Firebird é um projeto para imaginar o renascimento humano diante do caos, da guerra e da destruição”, explica Koike.
A cada ano, o projeto cria uma nova performance dirigida por Koike em um desses lugares.
O primeiro trabalho surgiu na Polônia, em 2022, e trouxe à cena uma versão do romance “Kosmos”, de Witold Gombrowicz. Em 2023, a segunda etapa se inspirou no clássico grego, a “Odisséia”, de Homero, com artistas na Malásia.
Agora temos a estreia no Brasil e a última montagem será no Japão, em 2025.
A montagem no Brasil é o terceiro trabalho do projeto e discute o tema “Destruição e Nascimento – Como poderemos seguir como seres humanos?”.
Aqui, a iniciativa conta com o apoio da Fundação Japão (acho que podemos padronizar “Fundação Japão em vez de “Fundação Japão São Paulo”, que aparece nas aspas do Galina, o que acha?, produção da Périplo e realização da Hiroshi Koike – Bridge Project e do Sesc em São Paulo.
O diretor Hiroshi Koike conta que escolheu o Brasil para a coprodução porque já havia trabalhado com artistas brasileiros na década de 2000 e, a partir dessa experiência, sentiu uma profunda afeição pela cultura brasileira e pela coexistência no país entre pessoas de diferentes etnias e grupos.
“O Brasil é realmente o país mais avançado do mundo no processo de se tornar multicultural e multiétnico.
O Japão está próximo do exato oposto. A sociedade brasileira define a diversidade em pessoas, cultura e filosofia.
O que vemos no país pode ser uma pista para a direção da humanidade à medida que nos tornamos mais diversificados e globalizados.
Eu queria criar com artistas brasileiros na terra e na cultura onde artistas como Glauber Rocha, Cartola e Sebastião Salgado viveram.
Fui fortemente influenciado e inspirado por sua ousadia”, relata o diretor.
O caminho leva a uma compilação de todos esses trabalhos para criar uma nova obra, que será apresentada em Kyoto e Tóquio, no Japão, em 2025.
Revisitando Canudos
Saudade na Miragem é inspirado na Guerra de Canudos, conflito armado que ocorreu no interior da Bahia, entre 1896 e 1897.
Na ocasião, o exército brasileiro, pressionado por latifundiários da região, dizimou milhares de pessoas lideradas pelo peregrino Antônio Conselheiro, que buscava uma salvação milagrosa para a grave crise econômica, social e hídrica enfrentada pela população.
O espetáculo se passa no futuro, de onde falam pessoas mortas, o que permite um trânsito de tempos e uma combinação de realidades que inclui passado e presente, sem a necessidade de situar geograficamente ou de muita especificidade.
Nesse sentido, a Guerra de Canudos, ou o livro de Mario Vargas Llosa, A guerra do fim do mundo, interessam mais pela narrativa épica, que é um tema perseguido por Hiroshi em todos os espetáculos do projeto Firebird.
O espetáculo não se propõe a resgatar fidedignamente o episódio histórico, mas lança um olhar para esse evento como um espelho das lutas contemporâneas, interligando questões como a memória coletiva, a dor e a regeneração.
A ideia é reimaginar de forma criativa a obra e os personagens de Mario Vargas Llosa em “A Guerra do Fim do Mundo”.
Sobre a escolha dessa história, o diretor Hiroshi Koike comenta: “Para os brasileiros, a Guerra de Canudos é um evento que representa um profundo desconforto, como um osso atravessado na garganta.
Da mesma forma, a Guerra do Pacífico, o terremoto de Tohoku em 2011 e o acidente na usina nuclear de Fukushima devem ser sempre questionados pelos japoneses. Por que tudo isso aconteceu?
Nesse sentido, Canudos não é um problema distante, mas uma possibilidade que pode ocorrer em qualquer lugar do mundo”.
A narrativa é composta por personagens complexos que representam a diversidade e os conflitos da experiência humana.
Através de uma linguagem teatral que mistura elementos de diversas tradições artísticas, o espetáculo explora a tensão entre caos e harmonia, questionando o que significa viver em um mundo tão fragmentado.
Em meio a uma realidade global marcada por crises e divisões, “Saudade na Miragem” propõe uma visão de futuro que busca as “possibilidades de viver”.
A obra convida o público a embarcar em uma jornada de autoconhecimento e entendimento, enfatizando a importância do diálogo e do respeito entre diferentes culturas.
Ao final, a peça não só revisita o passado, mas também aponta para um caminho de esperança e regeneração em tempos difíceis.
O encenador ainda revela que a proposta do espetáculo é “refletir sobre novas formas de futuro, inspirando-se tanto nos eventos reais quanto na ficção, enquanto se expressa a grandeza de um universo em que humanos que nunca se misturam começam a se entrelaçar.
Essa visão do mundo pode ser entendida como a percepção do lugar onde reside a possibilidade que emerge do amor infinito.
E ao confrontar esse amor infinito e a força que dele decorre, o ser humano pode sucumbir à loucura, e a justiça, de fato, pode desaparecer completamente”.
“Confrontos, conflitos, guerras, enquanto as pessoas têm o potencial para o diálogo, o respeito e a harmonia.
Por meio do ato de criar com artistas que normalmente não estariam juntos no palco, o projeto visa demonstrar a possibilidade de um mundo harmonioso”, acrescenta.
Sobre Hiroshi Koike
Diretor, dramaturgo, coreógrafo e diretor de cinema, Hiroshi Koike nasceu na cidade de Hitachi, província de Ibaraki, no nordeste do Japão.
Ele fundou a companhia Pappa TARAHUMARA em 1982, com o qual escreveu, dirigiu e coreografou 55 produções ao longo de 30 anos.
Em 2012, lançou o Hiroshi Koike Bridge Project (HKBP), cuja missão é produzir projetos colaborativos sobre educação, disseminação e criatividade, criando pontes entre diferentes entidades.
Com o grupo, ele escreveu, dirigiu e coreografou 25 produções até o momento.
Dirigiu trabalhos em 16 países e suas produções foram apresentadas em outros 41 territórios.
Seus trabalhos foram assistidos em vários teatros internacionais e estiveram em inúmeros festivais internacionais de teatro.
No começo dos anos 2000, apresentou no Sesc em São Paulo espetáculos como Ship In a View (Navio à Vista) e Three Sisters (As Três Irmãs).
Sobre o Centro de Pesquisa Teatral
O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982, sediado no Sesc Consolação, como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos.
Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral.
Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos.
Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.
A programação apresenta ciclos de debates, mostras digitais, residências, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_Sesc.
Sinopse
“Saudade na Miragem” questiona a relação entre religião, espiritualidade, conflito, e a ambivalência da justiça. Inspirada no livro “A Guerra do Fim do Mundo”, de Mario Vargas Llosa, que se debruça sobre a Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia no final do século XIX a obra reimagina este evento histórico como um espelho das lutas contemporâneas, interligando questões como a memória coletiva, a dor e a regeneração.
A narrativa é composta por personagens complexos que representam a diversidade e os conflitos da experiência humana.
Através de uma linguagem teatral que mistura elementos de diversas tradições artísticas, o espetáculo explora a tensão entre caos e harmonia, questionando o que significa viver em um mundo tão fragmentado.
Ficha Técnica
Idealização: Hiroshi Koike Bridge Project – Odyssey
Concepção, Roteiro e Direção Geral: Hiroshi Koike
Elenco: Danilo Dal Farra, Eduardo Okamoto, Fernando Lufer, Jéssica Barbosa, João Guisande, Julio Lorosh, Jinya Imai, Ichiya Nishikawa, Paulo Sokobauno e Yana Piva
Composição e Execução Musical: Gregory Slivar
Arte/Cenografia: Renato Bolelli Rebouças
Figurino: Juliana Bertolini
Vídeos/Projeções: Ivan Soares
Iluminação: Gabriele Souza
Desenho de Som: Alê Martins
Caracterização: Amanda Mantovani
Assistência de Direção: Marie Kuroda, Maria Lívia Goes
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Laís Machado
Coordenação de Produção: Adolfo Barreto
Direção de Produção: Marie Kuroda e Pedro de Freitas
Produção Geral: SAI Inc. e Périplo
Apoio Institucional: Fundação Japão em São Paulo
Subsídio: Departamento para Assuntos Culturais, Governo do Japão, Conselho de Artes do Japão
Financiamento: The Japan World Exposition 1970 Commemorative Fund – KANSAI OSAKA 21st Century Association
Realização: Sesc SP, SAI Inc. e NPO Bridge for the Arts and Education
Serviços Saudade na Miragem
De 30/11 a 15/12
Quarta à Sábado às 21h – Domingo às 18h
Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana
Classificação: 12 anos
Ingressos: Os ingressos estarão disponíveis no aplicativo Credencial Sesc SP a partir do dia 19/11 ás 17h e no dia 21/11 às 17h, nas bilheterias da rede Sesc. R$ 21 (credencial plena); R$ 35 (estudante, servidor de escola pública, idosos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$ 70 (inteira)
Sesc Vila Mariana | Informações
Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo
Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A): terça a sexta, das 9h às 20h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (obs.: atendimento mediante a agendamento).
Bilheteria: terça a sexta, das 9h às 20h30; sábado, das 10h às 18h e das 20h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Estacionamento: R$ 8,00 a primeira hora + R$ 3,00 a hora adicional (Credencial Plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 17 a primeira hora + R$ 4,00 a hora adicional (outros). 125 vagas.
Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 16 vagas
Informações: 5080-3000
Teatro é Semana Pop
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
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