A Filmicca anuncia suas estreias de novembro de 2024

O mês traz como  destaque  uma retrospectiva da diretora francesa Catherine Breillat e jóias do cinema nacional

A Febre
A Febre / Divulgação

Neste mês, a plataforma terá as estreias de obras como “Califórnia”, de Marina Person, e “Temporada” de André Novais de Oliveira, o primeiro longa de Catherine Breillat “Uma Adolescente de Verdade”, obras contemporâneas como “O Mito Americano da Festa do Pijama” de David Robert Mitchell e “A Torre de Vigia” de Pelin Esmer, e a versão restaurada inédita de “Sambra Traoré”, clássico de Idrissa Ouédraogo.

O cinema provocativo de Catherine Breillat

Conhecida por seu estilo provocativo em abordar a sexualidade feminina de uma forma ousada (e sincera) em seus filmes, expondo também a insegurança e violência masculinas, a diretora francesa Catherine Breillat ganha uma retrospectiva com quatro filmes em versões restauradas.

Uma adolescente de verdade
Uma adolescente de verdade / Divulgação

 “Uma Adolescente de Verdade” foi a estreia de Catherine Breillat na direção de longas-metragens. Realizado entre 1975 e 1976, mas lançado somente após 23 anos, o filme é uma das mais ousadas abordagens sobre a sexualidade feminina já realizadas no cinema, perdurando como uma das estreias mais radicais e provocativas do cinema francês após a Nouvelle Vague. Adaptando seu próprio romance, Breillat retratou sem hesitação os desejos obscuros de Alice, uma adolescente rural cuja experimentação sexual desinibida perturba seus pais e pressagia a ruína de seu primeiro amante. Além de provar estar à frente de seu tempo, o filme de Breillat abordou temas e estilos que marcaria o cinema dela, como a conexão entre fantasia transgressiva e realidade sóbria. Estreia dia 08 de Novembro.

O segundo longa de Breillat é “Escândalos Noturnos”, que une cinema e autoficção, explorando os limites externos do desejo feminino. Solange é uma cineasta que compulsivamente tem novos amantes em busca de uma paixão que está ausente em seu casamento. Ela começa um caso com outro cineasta, mas o relacionamento sexual entre eles é marcado por um curioso conjunto de regras, como tentativa de resgatar o sentimento da primeira noite juntos, cada vez que fazem sexo. Um retrato destemido e onírico da tentativa de uma mulher de responder à mais fundamental das questões: o que eu desejo? Estreia dia 15 de Novembro.

36 Fillette
36 Fillette / Divulgação

Nove anos depois de “Escândalos Noturnos”, Breillat retornou como diretora com “36 Fillette”, adaptado de seu próprio romance e um dos filmes marcantes de sua carreira, sendo um retrato sofisticado e nada sentimental do despertar sexual de uma jovem. Lili é uma garota de 14 anos que está em um acampamento com seus pais em Biarritz. Precoce e curiosa, ela testa os limites de sua capacidade de exercer poder sobre os homens enquanto, ao mesmo tempo, fica cada vez mais ansiosa para perder sua própria virgindade. Lili logo cruza o caminho de Maurice, um playboy depressivo de meia-idade com quem ela pensa em fazer sexo, embora a misoginia dele ameace frustrar seu desejo. Estreia dia 22 de Novembro.

Um retrato perturbador, mas hipnótico, do amor em seu momento mais tóxico, “Amor Perfeito” narra o fim explosivo e prolongado de uma aventura. Uma oftalmologista, duas vezes divorciada, se apaixona por um homem mais jovem, que é inseguro e possessivo. Com o passar do tempo, ela se torna viciada no relacionamento tóxico que eles possuem. Retratando de forma inteligente e destemida o lado sombrio da conexão romântica, Breillat mergulha nas raízes psicológicas e nas consequências da codependência com a coragem inabalável que se tornou sua marca registrada no cinema. Estreia dia 29 de Novembro.

 

Jóias do cinema nacional contemporâneo

Começando com “Califórnia”, da diretora Marina Person, que estreia no dia 1º de Novembro. O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.​ Prêmio da Juventude na Mostra de São Paulo, Prêmio de Melhor Roteiro e Interpretação (Clara Gallo) no Mix Brasil e Melhor Ator Coadjuvante (Caio Horowicz) no Festival do Rio.

Califórnia
Califórnia / Divulgação

“Temporada” é o segundo longa-metragem de André Novais Oliveira. No filme, Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande. Prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz para Grace Passô no Festival de Brasília. Estreia dia 8 de Novembro.

“Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós, foi premiado como Melhor Filme e Melhor Ator no Festival de Brasília. Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Estreia dia 15 de Novembro.

A Febre
A Febre / Divulgação

Vencedor do prêmio de Melhor Ator e do Prêmio da Crítica no Festival de Locarno, “A Febre” é o primeiro longa-metragem da diretora Maya Da-Rin. Justino, um indígena de 45 anos, trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive em uma casa modesta na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua única companhia tem sido sua filha Vanessa, mas ela está de partida para estudar medicina em Brasília. Sob o sol escaldante e as chuvas tropicais, Justino esforça-se para manter-se concentrado no trabalho. Com o passar dos dias, ele é tomado por uma febre forte. Em seus sonhos, uma criatura vagueia perdida pela floresta. Na televisão, o noticiário fala de um animal selvagem que ronda o bairro. Justino acredita que está sendo seguido, mas não sabe se quem o persegue é um animal ou um homem. Estreia dia 22 de Novembro.

Seleção Oficial da Quinzena de Cineastas no Festival de Cannes, “Los Silencios” é dirigido por Beatriz Seigner e estreia dia 29 de Novembro. Nuria, Fábio e sua mãe Amparo chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Eles fugiram do conflito armado colombiano onde o pai desapareceu. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

Tudo isso e muitos outros lançamentos você pode conferir na www.filmicca.com.br ou nos apps para Smart TVs Samsung, Smart TVs LG, Smart TVs com Android ou Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. E em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Os apps possuem integração para espelhamento via Chromecast e AirPlay.

 

Filmes é Semana Pop

Assista o programa especial sobre os melhores filmes de terror

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário