Fábricas de Cultura abrem 2026 com agenda gratuita

Unidades na capital têm oficinas, brincadeiras, exposições, dança e música em janeiro

O “Baile Break 60+” é uma das atrações da Fábrica de Cultura Capão Redondo. Foto: divulgação

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, iniciam o ano com atividades gratuitas para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. A programação acontece nas unidades Brasilândia, Capão Redondo, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha, reunindo oficinas, vivências, exposições, performances, brincadeiras tradicionais, música e dança.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a proposta é ocupar o espaço urbano com o “Fábrica na Rua – Especial de férias”, em 31 de janeiro, às 14h, na Rua Puxinana, 46. O evento é aberto ao público e inclui brinquedos infláveis, oficinas, atividades culturais e atendimento para novas matrículas, incentivando lazer e convivência comunitária fora dos muros da unidade.

A unidade Vila Nova Cachoeirinha traz ações ligadas a ancestralidade e imaginação, com a contação “Atravessando o Atlântico – Contos africanos”, da Cia. Palavrear, em 20 de janeiro, às 14h. No dia 28 de janeiro, às 10h, ocorre a oficina de genealogia do futuro, que propõe reflexões sobre identidade e criação de máscaras como exercício de futuros possíveis.

No Capão Redondo, o mês reúne cinema, leitura e formação cidadã, começando com o BiblioCurta (10/1, 15h) e exibição de “Meu Amigo Nietzsche”, seguida de conversa sobre o papel transformador da literatura. A unidade também promove brincadeiras e cultura de rua (27/1, 10h30), a roda “ECA: Entendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente” (28/1, 13h30) e a vivência “Brincar é preciso!” (29/1, 14h), além de ações como a exposição “Fluxo do Mundo” (10/1, 9h), o Baile Break 60+ (15/1, 14h30) e a performance itinerante Patuscada (24/1, 14h).

Já a Fábrica de Cultura Jardim São Luís aposta em música e cultura popular periférica, com o projeto “Estante musical” em 15 de janeiro, às 12h, transformando a biblioteca em palco para pocket shows. No dia 24 de janeiro, às 14h, a unidade abre a exposição “Ser” e realiza o encontro afro-periférico “Beco, Edi Santo e Herculano”, e encerra o mês em 31 de janeiro, às 12h, com “Forró Nordestino em movimento”, do projeto Da Ponte pro Roots.

Artes é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário