FAAP e Folha realizam ciclo de cinema sobre jornalismo

Programação inaugura o novo Cine FAAP, com exibições gratuitas a partir de 14 de agosto

Com uma mostra em parceria com a Folha de S.Paulo, a FAAP inaugura o mais novo cinema da cidade com o Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema. A programação traz filmes que retratam o jornalismo em suas diversas facetas e épocas. As exibições, com entrada gratuita, começam em 14 de agosto e seguem até 30 de outubro, sempre às quartas-feiras, às 19h, seguidas de bate-papo com jornalistas, críticos, professores e cineastas.

A primeira obra a ser exibida é o clássico “Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h. Após a projeção, haverá um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema da Folha Inacio Araujo, a professora e coordenadora do curso de jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão, e mediação da jornalista Flavia Lima.

Cidadão Kane / Divulgação
Cidadão Kane / Divulgação

A mostra apresenta 12 filmes no total, com uma sequência de exibições que intercala filmes clássicos e contemporâneos. A proposta é que o público possa ter um panorama cinematográfico não cronológico com filmes que retratem o jornalismo e reflitam sobre questões éticas, sociais e políticas ligadas à profissão.

No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece a exibição do filme “The Post” (2017), dirigido por Steven Spielberg. Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa apresenta a história do escândalo dos Pentagon Papers, deflagrados nos anos 1970 pela publisher e pelo editor-executivo do Washington Post. Os documentos descobertos por eles expõem mentiras do governo americano sobre a Guerra do Vietnã, evidenciando também as enormes pressões legais e políticas enfrentadas pela dupla.

Tom Hanks and Meryl Streep
Tom Hanks and Meryl Streep / Divulgação

Com direção de Billy Wilder, “Montanha de Sete Abutres” (1951), é exibido dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h. Conta a história de um repórter decadente, protagonizado por Kirk Douglas, que, depois de ser demitido de diversas redações, vê a chance de reerguer sua carreira ao se deparar com um homem preso a uma caverna no Novo México. Ele manipula a situação, prolongando o resgate para conseguir mais destaque à cobertura da imprensa, levando à reflexão sobre os limites éticos das suas condutas jornalísticas.

A mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Frias Filho serviu como base para a seleção do ciclo Folha FAAP.

 

Filmes é Semana Pop

 

Assista o programa Semana Pop sobre filmes de policiais

Siga Luiz Amoasei no Instagram

Conheça a produtora: IdeiaDigital

Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário