Galo da Madrugada leva “Frevo no Planeta Galo” ao Ibirapuera

Maior bloco do mundo desfila em SP no dia 17/02, às 9h, unindo cultura pernambucana e pauta ambiental

Crédito: divulgação

Pela quinta vez nas ruas da capital paulista, o Galo da Madrugada — conhecido como o “maior bloco da Terra” — desfila no dia 17 de fevereiro no circuito Ibirapuera, a partir das 9h, com o tema “Frevo no Planeta Galo”. A proposta é fazer da folia um megafone: celebrar o frevo e as múltiplas manifestações culturais de Pernambuco enquanto chama atenção para a preservação ambiental e para a riqueza da fauna e flora brasileiras.

Depois de realizar seu 47º desfile no Recife, a agremiação chega a São Paulo reforçando uma mensagem que pretende ir além do Carnaval. O presidente Rômulo Meneses destaca que a temática é um convite à responsabilidade coletiva com planeta, rios, mares e biodiversidade — e que essa mensagem deve aparecer de forma direta nas alegorias, que vão exaltar riquezas naturais e também apontar alternativas para reduzir impactos, como reciclagem e energias limpas e renováveis.

A parte visual do cortejo também entra no mesmo discurso. Francisco Câmara, carnavalesco e responsável por parte das fantasias dos destaques, promete levar para as ruas a beleza e o colorido das riquezas naturais, sem perder o eixo da sustentabilidade: a ideia é ensinar de forma lúdica, mostrando o que se quer deixar para as próximas gerações.

E a sustentabilidade começa já na identidade do tema. Ela nasce a partir de esculturas 3D criadas pelo artista plástico recifense André Menezes, confeccionadas com materiais recicláveis como garrafas PET, recipientes plásticos, isopor, papelão e jornal. O artista descreve a criação de um galo com as asas abraçando o planeta como símbolo do compromisso do bloco com questões ambientais e sociais, reforçando a intenção de conscientizar sem tirar a alegria do desfile.

Rômulo Meneses ainda cita que a preocupação não ficará concentrada apenas no período carnavalesco: entre as ações previstas está o plantio de mudas de pau-brasil e ipê-amarelo em áreas do Centro do Recife, como forma de estimular consciência ambiental durante o ano todo.

Na avaliação de César Pacci, diretor e um dos fundadores da Oficina — plataforma que realiza o bloco em São Paulo em parceria com o Galo —, o desfile na cidade mostra que é possível unir festa, identidade cultural e compromisso ambiental. Para ele, ocupar simbolicamente o Ibirapuera com “Frevo no Planeta Galo” reforça o papel do bloco como agente cultural e ambiental e deixa um legado de reflexão sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e cuidado com a cidade.

SERVIÇO:
DESFILE BLOCO GALO DA MADRUGADA 2026 (17/02) – Circuito do Ibirapuera/SP
Tema: “FREVO NO PLANETA GALO”
Data: 17 de fevereiro (terça-feira) de 2026
Horário: a partir das 9h
Onde: Circuito Ibirapuera: do Obelisco ao Monumento às Bandeiras

Música é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário