Museu Casa de Portinari tem fevereiro com arte e carnaval

Programação une memória de Portinari, feiras e oficinas gratuitas em Brodowski

Crédito: Divulgação

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), apresenta programação de fevereiro que conecta arte, memória e cultura popular. Destaques incluem o painel interativo “Olhares Atentos: Descobrindo Portinari”, em homenagem ao falecimento do artista em 1962, e a Feira de Artesanato nos fins de semana.

O “Domingo com Arte” dia 8 reúne Gilberto Ferreira Reis, artista local que começou aos 7 anos no museu, para ateliê ao vivo na esplanada. Edição virtual às 14h apresenta Poline Manhas, ceramista que explora processos poéticos para todas as idades.

De 13 a 17, o projeto “Carnaval na Paleta de Portinari” traz instalação “Roda Baiana” nos jardins, celebrando ancestralidade afro-brasileira nas obras do artista. Exibição do documentário “O Que Foi o Carnaval de 1920!” contextualiza a festa nas primeiras décadas do século XX.

Oficina de máscaras carnavalescas com caixas de ovo e palitos estimula criatividade e reaproveitamento. Todas as ações são gratuitas, das 10h às 17h, articulando artes visuais, cinema e tradições populares.

A programação reforça o museu como espaço de vivências educativas, valorizando economia criativa local e conexões entre Portinari e o imaginário carnavalesco brasileiro.

Iniciativas como essas democratizam arte em Brodowski, unindo gerações em reflexões sobre memória cultural e identidade nacional.

Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.

Arte é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário