Exposição Mirante da Paulista conecta memória, arquitetura e São Paulo antiga
A Casa das Rosas inaugura no dia 25 de janeiro a exposição Mirante da Paulista, reafirmando seu papel como museu-casa e observatório da cidade no aniversário de 472 anos de São Paulo. Em cartaz até 26 de abril, a mostra propõe um encontro entre o patrimônio histórico do casarão e a dinâmica urbana da Avenida Paulista, colocando o público diante de diferentes camadas de tempo, memória e transformação da metrópole.

Fruto de uma pesquisa inédita realizada a partir da Bolsa Ramos de Azevedo, a exposição revela um aspecto pouco conhecido da arquitetura da Casa das Rosas: a existência de um mirante originalmente projetado para observar eventos e celebrações na Paulista. Plantas históricas e documentos evidenciam que o espaço foi pensado como um ponto privilegiado de observação da vida urbana, reforçando a vocação do imóvel como testemunha ativa da cidade.
A curadoria ocupa seis ambientes do casarão e entende o museu como um palimpsesto, onde passado e presente se sobrepõem. Recursos tecnológicos ampliam a experiência do visitante, como uma maquete holográfica que desmonta virtualmente a arquitetura do edifício e uma animação digital que dá movimento a imagens históricas da Paulista, criando um contraste poético entre a permanência do casarão e a fluidez da cidade.
Mais do que uma exposição comemorativa, Mirante da Paulista simboliza um novo momento institucional da Casa das Rosas e dos museus-casas geridos pela Poiesis. A mostra reafirma o compromisso com pesquisa, preservação e acesso público, posicionando o museu como espaço vivo de reflexão sobre a cidade, suas memórias e os debates contemporâneos que moldam São Paulo.
Cultura é Semana Pop
Siga Nádia no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





