Desfile une capoeira, música e consciência ecológica no Carnaval
A Vila Madalena será tomada por canto, batuque e movimento no dia 14 de fevereiro, quando o Bloco Os Capoeira ocupa as ruas com o tema “Deixe a Mata em Paz!”. A iniciativa da Casa de Cultura Os Capoeira propõe um chamado coletivo que conecta o Carnaval à valorização da cultura popular e à urgência da preservação ambiental.

Criado a partir do trabalho artístico, educacional e cultural desenvolvido no espaço, o Bloco Os Capoeira se consolidou como um importante polo de difusão das culturas populares na capital paulista. O desfile reúne capoeiristas, percussionistas, alunos da oficina de percussão Os Capoeira e adolescentes do Instituto Favela da Paz, fortalecendo o diálogo entre arte, território e consciência social.
A preparação para o Carnaval acontece com ensaios semanais às segundas-feiras, além de um ensaio aberto no dia 31 de janeiro. A condução musical e corporal é liderada por Mestre Dalua, ao lado de Felipe Roseno, Mestre Leandrinho e Contramestre Cauê Silva, com o apoio de instrutores e músicos convidados. Um dos símbolos do bloco, os guizos, volta a abrir o cortejo, convidando o público a caminhar junto.
No dia do desfile, a programação começa com uma roda de capoeira, conduzida por Mestre Maurão e o grupo Mandinga, seguida pelo cortejo pelas ruas do bairro. A identidade visual do tema ganha destaque em uma camisa exclusiva, criada por Maju Espírito Santo, que traduz em arte elementos da natureza, da capoeira e da ancestralidade, ampliando a mensagem do bloco para além do desfile.
Agenda de Serviços – Bloco Os Capoeira
Local: Casa de Cultura Os Capoeira
Endereço: Rua Belmiro Braga, 186 – Pinheiros – São Paulo
Ensaios:
• Semanais: segundas-feiras, a partir das 20h30
• Ensaio aberto: 31 de janeiro, na quadra do espaço
Desfile:
Data: 14 de fevereiro (sábado)
Horários:
• 12h – Roda de capoeira com Mestre Maurão e grupo Mandinga
• 15h – Início do desfile
• 18h – Encerramento
Carnaval 2026 é Semana Pop
Siga Nádia no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





