Tiradentes 2026 revela longas das mostras Olhos Livres

Seleção em pré-estreia mundial reforça o evento como vitrine do cinema brasileiro atual

Divulgação

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 23 a 31 de janeiro de 2026, divulgou os longas-metragens selecionados para suas mostras competitivas Olhos Livres e Aurora. Com todos os títulos em pré-estreia mundial, a lista reafirma a força do festival como um dos principais espaços de lançamento, debate e observação do cinema brasileiro contemporâneo.

A Mostra Olhos Livres é voltada a trajetórias autorais já consolidadas, acompanhando cineastas que seguem testando limites estéticos e narrativos com radicalidade e invenção. Em 2026, o recorte reúne sete filmes de diferentes estados, apontando para um panorama diverso de linguagens e temas dentro da produção nacional recente.

Integram a Olhos Livres 2026: “Meu Tio da Câmera” (Bernard Lessa, ES), “Tannhäuser” (Vinícius Romero, SP), “Anistia 79” (Anita Leandro, RJ), “As Florestas da Noite” (Priscyla Bettim e Renato Coelho, SP), “O Enigma de S.” (Gustavo de Mattos Jahn, RJ), “Ao Sabor das Cinzas” (Taciano Valério, PE) e “Amante Difícil” (João Pedro Faro, RJ).

Já a Mostra Aurora foca em longas de estreia e funciona como vitrine para novas vozes do audiovisual independente. Em 2026, a seleção traz “Vulgo Jenny” (Viviane Goulart, GO), “Sabes de Mim, Agora Esqueça” (Denise Vieira, DF), “Politiktok” (Álvaro Andrade, BA), “A Voz da Virgem” (Pedro Almeida, RJ), “Para os Guardados” (Desali e Rafael Rocha, MG) e “Obeso Mórbido” (Diego Bauer, AM).

Cinema é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário