Férias no MCI destacam brincadeiras e saberes indígenas

Programação de janeiro traz jogo Guarani, oficinas em família, debates e cineclube

“Férias no Museu: brincar em família!” é uma das atividades especiais de janeiro. Foto: acervo MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) inicia o ano com uma programação especial de férias que convida públicos de todas as idades a vivenciarem o brincar, a escuta e o compartilhamento de saberes dos povos originários. A instituição, ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, é gerida pela ACAM Portinari em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

O destaque do mês é “Férias na TAVA: Ninmangwá Djagwareté – a brincadeira da onça”, em cartaz até 1º de fevereiro, de quinta a domingo, das 9h às 18h (às quintas, até 20h). A atividade apresenta um jogo tradicional da cultura Guarani e de outros povos da Abya Yala e fica disponível junto à exposição temporária “Mymba’i – pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica”.

No dia 17 de janeiro, das 10h às 12h30, o MCI promove “Recuperando a memória Mura: arte e pedagogia da afirmação indígena”, com a professora e pesquisadora Márcia Mura e o artista Tanã Mura. A atividade reúne narrativas, imagens e pintura corporal com tinta de jenipapo e inclui a apresentação do livro infantil “TanãMak, uma guerreira mura”.

Já em 18 de janeiro, o “Férias no Museu: brincar em família!” acontece das 10h às 12h e das 14h às 16h, com mestres de saberes recebendo o público para brincadeiras tradicionais como arco e flecha, zarabatana, lateni, arapuca e badela, além de um espaço dedicado à literatura indígena. No dia 24 de janeiro, a Contação de histórias MCI abre 2026 com Jhennifer Willys (afro-indígena Tikuna e Kokama), das 11h às 12h, com “As aventuras de Lillyn”.

Ainda em 24 de janeiro, das 14h às 15h30, ocorre “Aýmbêre vive: consciência indígena, território e a política da memória Tupinambá”, com Jennyffer Bransfor (Tupinambá), em celebração ao Dia Nacional da Consciência Indígena. Fechando o mês, o Cineclube TAVA exibe o documentário “Do colo da Terra” (2025) em 29 de janeiro, das 18h às 20h, seguido de conversa com convidados e a diretora Renata Meirelles.

Todas as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/  

Museu das Culturas Indígenas  
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP      
Telefone: (11) 3873-1541     
E-mail: [email protected]          
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br            

Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário

Deixe um comentário