África, Expressões Artísticas de um Continente: horário estendido e intercâmbio cultural

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a última exposição do ano, África, Expressões Artísticas de um Continente — Intersecções Contemporâneas, Ano da França no Brasil, na Sala 4. Nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o MON terá horário estendido até as 20h e entrada gratuita a partir das 18h. A mostra tem curadoria de Renato Araújo e propõe um mergulho contemporâneo nas artes africanas em diálogo com a França.
A edição se insere no Ano da França no Brasil, celebrando dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países. A mostra resulta de uma parceria entre o MON, a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, promovendo um intercâmbio cultural e artístico que amplia repertórios e perspectivas para o público.
O eixo criativo se divide em dois projetos: primeiro, dois vídeos das artistas Josèfa Ntjam e Tuli Mekondjo, conectadas à diáspora africana na França, com curadoria de Nadine Hounkpatin, nascida no Benin. Em seguida, “Errâncias: Entre Brasil, França, África e Caribe”, com curadoria de Paulo Miyada e Ana Roman, a partir das residências promovidas pelo Instituto Édouard Glissant, na Martinica.
Com essa edição, a mostra consolida um percurso que aproximou uma das mais relevantes coleções de arte africana ao MON. O museu, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, abriga cerca de 14 mil obras em mais de 35 mil metros quadrados, destacando artes visuais, arquitetura e design, com acervos africanos e asiáticos. Serviço: Inauguração 4/12, 18h30, Sala 4; horário estendido até 20h; entrada gratuita a partir das 18h.
Serviço
“África, Expressões Artísticas de um Continente – Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil”
Inauguração: 4/12, 18h30 – Sala 4
Horário estendido das 18h às 20h
Entrada gratuita
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br
Cultura é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





