Oficinas, debates e caminhadas conectam público ao patrimônio e aos escritores modernistas das três casas paulistas, ampliando o acesso às artes através de propostas presenciais e online

A programação reúne Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, geridas pela Poiesis e vinculadas à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Nos espaços, atividades como oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e vivências criativas aproximam o público da memória literária e das reflexões propostas pelos nomes que batizam cada espaço.
Na Casa Mário de Andrade, a roda de conversa Música em Mário de Andrade acontece online na quarta-feira, 3/12, às 19h, reunindo pesquisadores e a cantora Iara Rennó para debater o papel da música na vida e na obra do escritor. No dia 4/12, das 10h às 13h, ocorre a Caminhada pelo Patrimônio Histórico, um percurso mediado que destaca lugares relevantes para entender a relação de Mário com a cidade e sua memória urbanística.
Também no sábado, 6/12, a programação oferece Amoras, contação de histórias inspirada em temas como identidade, pertencimento e diversidade, dialogando com o pensamento modernista. No mesmo dia, a Casa Guilherme de Almeida promove A Palavra Pintada de Pagu, das 14h30 às 15h30, ação educativa para crianças e cuidadores: escrever uma carta para uma figura feminina importante e ilustra-la em grupo, fortalecendo a relação entre palavra e imagem.
Domingo, 07/12, traz ações da Paulista Cultural: na Casa das Rosas ocorre Poesia com Pincéis Japoneses, oficina de sumiê com leituras de poemas, em sessões das 10h30 às 12h30 e das 15h às 17h; no MASP, às 14h30, acontece O Poder Sobrenatural de Contar Histórias, parte do projeto O que te assombra? A programação enfatiza diferentes linguagens para mapear memórias urbanas, identidade e criação artística acessível a todos. As Museus-Casas integram a rede estadual de cultura, oferecendo programação gratuita e aberta a todos.
A Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida estão localizadas em pontos estratégicos e de grande movimentação da capital paulista, oferecendo programação gratuita no campo das artes, da literatura, tradução, gestão cultural e patrimônio arquitetônico.
Arte é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.





