Anos 60 — a Era de Ouro do Cinema Coreano na Cinemateca

Mostra apresenta oito títulos pouco vistos no Brasil, em uma seleção que dialoga com a história e a renovação do cinema sul-coreano dos anos 60

Cena de A mãe e o hóspede

Em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil e o Korean Film Archive (KOFA), a Cinemateca Brasileira apresenta ANOS 60 – A ERA DE OURO DO CINEMA COREANO. De 5 a 14 de dezembro, serão exibidos oito títulos pouco conhecidos no Brasil, dirigidos por oito cineastas relevantes da década que estruturou o cinema sul-coreano. A mostra continua a linha da programação Coreia do Sul, Anos 50: clássicos restaurados, realizada em 2024, expandindo o giro de obras históricas para novas audiências.

O contexto da década foi marcado por mudanças políticas que favoreceram a produção. O afrouxamento da censura durante a transição entre governos autoritários abriu espaço para experimentações temáticas e formais. Ao mesmo tempo, políticas estatais obrigavam estúdios a produzir três longas para importar filmes estrangeiros e defendiam, como a cota de tela, o incremento da produção: 92 títulos em 1960 e 229 em 1969. A industrialização também ampliou o público urbano, ajudando a consolidar um sistema de estúdios e uma geração de diretores e atores amplamente reconhecidos pelo público.

Com isso, filmes de melodrama, experimentais e grandes produções com tecnologias modernas, como o technicolor, passaram a coexistir. A liberdade criativa foi sendo comprimida pela censura, mas a diversidade de estilos deixou um legado criativo que sustenta a ideia de uma segunda Era de Ouro do cinema coreano, hoje celebrada internacionalmente por sua vitalidade e diversidade.

A mostra reúne obras de diretores reconhecidos na Coreia, ainda pouco exibidos no Brasil — Yu Hyun-mok, Lee Man-hee, Shin Sang-ok, Hong Eun-won, Lee Hyeong-pyo, Kim Ki-duk e outros. Entre os destaques estão A juíza (Hong Eun-won), A mãe e o hóspede (Shin Sang-ok) e Bala sem rumo (Yu Hyun-mok). A programação é gratuita; ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão. Hwang Minjin, programadora do KOFA, fará palestra sobre Marinheiros que nunca retornaram, filme restaurado pela instituição. Confira a programação completa no site da Cinemateca.

A Era de Ouro do Cinema Coreano
Data: de 5 a 14 de dezembro
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 | Vila Clementino

 

Cinema é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário