Exposição revela o olhar fotográfico de Agnès Varda

Mostra gratuita apresenta mais de 200 imagens e conecta viagens, cinema e engajamento político

gnès Varda com sua câmera Leica na frente da ponte de Wuhan em construção, China, 1957. Arquivo Agnès Varda. Fundo Agnès Varda.

O IMS Paulista recebe a exposição “Fotografia AGNÈS VARDA Cinema”, que apresenta um recorte raro da produção fotográfica da cineasta, em cartaz até abril de 2026 com entrada gratuita. Reunindo mais de 200 imagens, a mostra destaca trabalhos principalmente das décadas de 1950 e 1960, com registros de viagens à China, Cuba, Estados Unidos, Portugal e sul da França, além de trabalhos para o Festival de Avignon e o Teatro Nacional Popular, sempre atravessados por humor, afeto e compromisso social.

A curadoria, assinada por Rosalie Varda (filha da diretora e responsável pelo Ciné-Tamaris) e João Fernandes, organiza o percurso em núcleos que vão das primeiras exposições na rue Daguerre às séries emblemáticas produzidas em contextos históricos como a China pós-Revolução Maoísta, a Cuba revolucionária e a Califórnia dos Panteras Negras. O visitante vê desde naturezas-mortas e cenas de pescadores até imagens de peças negras como “Papa Bon Dieu”, da companhia Griôs, e retratos de figuras históricas como Fidel Castro e Sara Gómez.

A mostra também inclui a instalação “Instantes parados” (2012), em que Varda realiza o caminho inverso habitual de seu trabalho: recorta fotogramas de “Sans toit ni loi” (Os renegados) para confrontar cinema e fotografia lado a lado. Painéis com a artista empunhando diferentes câmeras – da Rolleiflex e Leica ao digital – reforçam o caráter inquieto e experimental de sua pesquisa, sempre aberta a novas tecnologias quando elas favoreciam a espontaneidade do olhar.

Em diálogo com a exposição, o Cinema do IMS exibe uma programação especial de filmes de Varda, começando por uma sessão gratuita de abertura com “Os Panteras Negras”, “Saudações, cubanos!” e “A Ópera-Mouffe”, seguida de conversa com Rosalie Varda. Outros títulos, como “Cléo das 5 às 7” e “Visages villages”, entram na grade ao longo dos meses, enquanto uma publicação reúne imagens da mostra e depoimentos de cineastas brasileiros e internacionais sobre a influência da diretora.

SERVIÇO
Exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema
Abertura: Sábado (29 de novembro)
Visitação: 12 de abril de 2026
6o andar | IMS Paulista
Entrada gratuita

 

Fotografia é Semana Pop
Siga Luiz Amoasei no Instagram
Conheça a produtora: IdeiaDigital
Conheça a missão do Semana Pop
Lembrando que todo o conteúdo de artigos produzidos por terceiros, não é de responsabilidade do portal Semana Pop.

Compartilhe :

Deixe seu comentário